Nesta quarta-feira, 29, a Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci), concluiu a terceira fase da Operação Caronte em Campo do Brito. A ação visou combater grupos organizados envolvidos em crimes de lavagem de dinheiro e resultou no indiciamento de seis pessoas.
A Operação Caronte começou em 2022 com um caso de tentativa de homicídio, levando à prisão de três indivíduos e à apreensão de armas de fogo, cigarros contrabandeados, dispositivos eletrônicos e cheques que somaram mais de R$ 1,5 milhão. Com o avanço das investigações, foram descobertos outros crimes, incluindo tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e munições, associação criminosa, homicídio e ocultação de cadáver.
Os criminosos filmaram a carbonização de uma das vítimas, o que levou a novos mandados de prisão. O alto poder aquisitivo dos envolvidos indicava que suas fontes de renda eram ilícitas. Assim, com o auxílio do Laboratório de Lavagem e da Divisão de Inteligência da Polícia Civil, foram retidos oito imóveis, sendo seis de luxo, e dez automóveis.
Os relatórios apontam que o grupo movimentou ilegalmente R$ 28 milhões entre 2016 e 2023. Com o fim das investigações, seis suspeitos foram indiciados por diversos crimes financeiros.