Anuncie Topo
Studio Milena Andrade
wm
Inordeste
bbnet
Supermercado
Anuncie

Novo capítulo na polêmica da ABU: atraso na subvenção da prefeitura é citado na câmara de vereadores

Campo do Brito | 10/05/2024 10h29 - Atualizada em 10/05/2024 11h10

A Associação Britense dos Universitários (ABU) segue no centro de uma polêmica, após a suspensão do transporte de estudantes para Aracaju, na última terça-feira, 07, devido a atrasos nos pagamentos à empresa contratada. Agora, um novo capítulo se desenrola: o atraso na repasse da subvenção por parte da prefeitura é apontado como a causa do problema.

Continua depois da publicidade

Na Câmara Municipal, na sessão desta quinta-feira, 09, o vereador João Batista, líder da oposição, denunciou o atraso no repasse da subvenção e cobrou explicações da prefeitura. Segundo ele, recebeu a visita do presidente da ABU, que informou que o pagamento da subvenção deveria ter sido realizado até o dia 15 de abril, mas só foi feito no dia 2 de maio.

Em entrevistas anteriores, a um perfil de notícias da região, membros da diretoria da ABU culparam o proprietário do ônibus pela suspenção do transporte sem aviso prévio, para que se fosse providenciado um outro veículo. Já o proprietário do ônibus rebateu as acusações, afirmando que o problema era de gestão da ABU e que já vinha relatando aos estudantes que poderia suspender a prestação do serviço. Nas entrevistas em nenhum momento foi relatado o atraso no pagamento da subvenção entre prefeitura e ABU.

Portal da Transparência

Nossa redação analisou o Portal de Transparência do Município e observou que os pagamentos da subvenção da ABU neste ano ocorreram sempre após o dia 15: 24/01, 22/02, 01/04 e 02/05 foram as datas de pagamento da subvenção de 15 mil da prefeitura para a associação. Além dessa subvenção, a prefeitura fornece, para a ABU, ônibus escolares para o transporte de estudantes para Itabaiana.

Associados questionam uso das mensalidades

Os associados da ABU questionam o pagamento de mensalidades que variam de R$ 35,00 para Itabaiana e R$ 120,00 para Aracaju, se a mesma não poderia ter sido utilizada para minimizar e evitar a suspenção do serviço.

Em contato com a nossa redação, o presidente da ABU, Leandro, confirmou o atraso no pagamento da subvenção e explicou que os valores das mensalidades são utilizados para custear a associação, incluindo pagamento de água, energia, salário de funcionários, contabilidade, serviços de limpeza e materiais de escritório. Ele também informou que sempre há locação de veículo para transporte para Itabaiana, devido a uma alta demanda no segundo semestre.

Leandro informou ainda que uma assembleia foi convocada para o dia 18, visando esclarecer os fatos aos associados.

Nossa redação estará buscando informações junto a prefeitura para saber os motivos do atraso no pagamento da subvenção. Assim que tivermos uma resposta estaremos fazendo uma matéria sobre.

Por William Vinícius/i9SE
Tópicos Campo do Brito, Destaque, Educação
Mais Recentes
Comentários
Publicidade