Estudantes universitários de Campo do Brito estão enfrentando uma situação difícil: a Associação dos Universitários de Campo do Brito (ABU) não forneceu nessa terça-feira, 07, transporte para Aracaju, cidade onde ficam as instituições de ensino superior que frequentam. A situação gerou revolta entre os alunos, que se sentem abandonados pela entidade que deveria representá-los.
A polêmica começou nessa terça-feira (7), quando o proprietário do ônibus contratados pela ABU para levar os estudantes para Aracaju informou que não poderia realizar o serviço devido à falta de pagamento.
Em entrevista a um perfil de notícias local (link para assistir no final da matéria), o presidente e o secretário da ABU negaram as acusações e jogaram a culpa para o proprietário do transporte. Questionados sobre o possível atraso no repasse da subvenção por parte da prefeitura, ambos os membros da diretoria da ABU negaram e informaram que a prefeitura já havia realizado o pagamento.
Eles afirmaram que a associação recebeu a subvenção da prefeitura na tarde do último dia 2 (quinta-feira), mas que enfrentou problemas de saúde com o tesoureiro, ficando certo o pagamento para ser realizado no dia 6 (segunda-feira), mas não foi possível porque o proprietário do ônibus ainda não tinha emitido a nota fiscal. A emissão da nota também não ocorreu nessa terça-feira, 07, até o fechamento do expediente bancário, o que impossibilitou o pagamento novamente.
De acordo com a associação, eles foram pegos de surpresa com a suspensão do ônibus e não conseguiram encontrar outro veículo para substituir de última hora. Diante da situação, a ABU contratou três táxis para levar apenas alguns estudantes que tinham provas agendadas, e nesta quarta-feira, 08, estaria tudo normalizado com a contratação de outra empresa. Ainda se comprometeu a dar um desconto na mensalidade dos associados que foram prejudicados.
Próprietário do Ônibus rebate acusações
No entanto, o dono do ônibus rebateu as acusações e confirmou os atrasos nos pagamentos. Ele também salientou que a prefeitura de Campo do Brito tem repassado os valores corretamente para a ABU, e que o problema está na gestão da própria associação. Segundo ele, em entrevista ao mesmo perfil de notícias, os pagamentos estão atrasados e vai completar dois meses no próximo dia 15, e a situação se tornou insustentável.
Além disso, o proprietário mencionou que muitos estudantes já estavam cientes da possibilidade de suspensão do serviço, pois ele vinha comunicando sobre a situação. Sobre a emissão da nota fiscal, ele afirmou que sempre a emitiu após ser comunicado pela associação. Outro aspecto destacado foi uma dívida pendente da associação com o proprietário há mais de três anos.
Histórico de problemas e questionamentos
Nas redes sociais, estudantes relatam que essa não é a primeira vez que a ABU, com essa diretoria, falha em suas obrigações. Segundo os comentários, a associação já teria feito promessas não cumpridas e fornece ônibus com capacidade insuficiente para atender a demanda, além de outras denúncias mais graves que precisamos apurar.
Os estudantes pagam mensalidades de R$ 35,00 para transporte para Itabaiana e R$ 120,00 para Aracaju. Além disso a prefeitura disponibiliza quatro ônibus escolar e mais 15 mil de subvenção mensal para a ABU. Diante da situação, muitos se questionam sobre o que está acontecendo com a administração da ABU e cobram providências das autoridades competentes.
O que é a ABU
Fundada em 2005 por iniciativa de estudantes, a Associação Britense dos Universitários (ABU) tem como missão principal garantir transporte de qualidade e acessível para seus membros. Segundo o estatuto da entidade, a gestão deve ser feita por estudantes, ativos e associados, eleitos anualmente, com o objetivo de promover a união entre os associados e otimizar os custos dos transportes.
O que está acontecendo com a ABU?
A ABU precisa esclarecer essas denúncias e reclamações dos seu associados, e tomar as medidas necessárias para garantir o transporte dos estudantes para as universidades com qualidade e conforto. O espaço está aberto para os atuais dirigentes através do contato@i9sergipe.com.br ou 79 99820-0915.
Clique aqui e confira a entrevista do secretário da ABU.
Clique aqui e confira a entrevista do presidente da ABU.
Clique aqui e confira a entrevista do proprietário do ônibus contratado.