Anuncie no i9

Segundo Folha de S.Paulo, o município de Campo do Brito é o 2º do estado no Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha

Campo do Brito | 28/08/2016 22h21 - Atualizada em 29/08/2016 07h39

Neste domingo (28) e com vistas às eleições municipais deste ano, o site Folha de São Paulo lançou em conjunto com o Datafolha uma ferramenta que aferiu quais prefeituras do Brasil entregam mais serviços básicos à população usando menos recursos financeiros.

Continua depois da publicidade

O Ranking de Eficiência dos Municípios – Folha (REM-F), como foi chamado, leva em consideração o mínimo que as prefeituras precisam fazer nas áreas básicas de saúde, educação e saneamento, tendo como determinante para o cálculo de eficácia na gestão a receita per capita disponível de cada cidade.

Na educação, o ranking contabiliza os percentuais de crianças atendidas por creches e escolas municipais. Na saúde, a cobertura da população por equipes de atenção básica e o total de médicos por habitante. No saneamento, os percentuais de domicílios atendidos por redes de água e esgoto e por sistemas de coleta de lixo.

Esses componentes são somados e depois divididos pela receita per capita de cada cidade, produzindo um ranking de eficiência no gasto.

Com base no calculo utilizado para criar o ranking, o município de Campo do Brito está na 54ª posição nacional e na 2ª posição estadual. No estado só perdendo para o município de Cedro de São João.

O levantamento utilizou dados, em sua maioria, dos anos de 2010 e 2013, retirados do sites: IBGE, DataSus, Siconfi (Sistema de informações contábeis e fiscais do setor público brasileiro) e Atlas Brasil.

Clique aqui e confira os dados de Campo do Brito. 

(Foto: Reprodução Folha)

(Foto: Reprodução Folha)

Para consultar a situação de cada município e de seus principais indicadores, bastará entrar no site do REM-F, clique aqui.

por William Vinícius, Portal i9Sergipe, com informações do Folha de São Paulo
Tópicos Campo do Brito
Mais Recentes
Comentários
Publicidade