Neste domingo, 6 de outubro de 2024, acontece o primeiro turno das eleições municipais em todo o Brasil. Eleitores e eleitoras podem comparecer às urnas sem a necessidade de levar o título de eleitor impresso, desde que apresentem um documento oficial com foto na seção eleitoral. Entre os documentos aceitos estão o RG, carteira de motorista, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista e carteira profissional reconhecida por lei.
Vale destacar que, embora o título de eleitor não seja obrigatório, ele pode facilitar o processo de identificação, mas não substitui a exigência de um documento com foto. Documentos sem foto, como certidão de nascimento ou casamento, não serão aceitos para a votação.
A versão digital do título de eleitor, o e-Título, também é válida para identificação, desde que o eleitor ou eleitora tenha feito o cadastramento biométrico e a foto apareça no aplicativo. Caso contrário, será obrigatório apresentar um documento com foto, mesmo utilizando o aplicativo da Justiça Eleitoral.
Por fim, a Justiça Eleitoral reforça a importância de todos os eleitores estarem atentos à documentação necessária para exercer seu direito ao voto de maneira tranquila e sem contratempos.








