Nas primeiras horas desta quinta-feira, 26 de junho, o Ministério Público de Sergipe, com apoio do Ministério Público da Bahia e das forças policiais dos dois estados, deflagrou a Operação Gabarito, voltada ao combate de fraudes em concursos públicos. A ação, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), ocorre simultaneamente em diversos municípios dos dois estados.
As investigações revelaram a atuação de uma organização criminosa estruturada para manipular processos seletivos, com práticas que envolvem desde irregularidades na contratação de bancas examinadoras até indícios de vazamento de gabaritos. A atuação desse grupo pode ter comprometido a lisura de diversos concursos nos últimos anos.
De acordo com o MP, medidas judiciais cautelares estão sendo cumpridas para garantir o avanço das investigações. A força-tarefa busca coletar provas e aprofundar a apuração sobre a extensão e o modo de operação dos envolvidos. A ação conjunta reflete o esforço integrado entre os órgãos ministeriais e as forças de segurança pública dos dois estados.