Na manhã deste sábado, 14, uma operação conjunta das Divisões de Homicídios e Entorpecentes da Delegacia Regional de Itabaiana, com o apoio do GETAM e da Força Tática do 3° BPM, resultou na morte de José Mateus, suspeito de tráfico de drogas e homicídios na cidade de Itabaiana. A ação ocorreu no bairro Mamede Paes Mendonça em Itabaiana.
De acordo com a polícia, durante o cumprimento de um mandado de busca, Mateus, ao perceber a presença da polícia, tentou se abrigar no fundo do imóvel e disparou contra os agentes. Em resposta, a equipe tática atirou, atingindo o suspeito, que foi levado ao Hospital Regional de Itabaiana, onde não resistiu aos ferimentos.
Na residência foram encontrados aproximadamente 2 kg de cocaína pura, 2 kg de maconha e 150 gramas de crack, além de três balanças de precisão. A esposa de Mateus, que estava no local, foi presa em flagrante por tráfico de drogas.
De acordo com a polícia, Mateus era responsável por receber e distribuir entorpecentes para diversos traficantes na região, utilizando sua casa como depósito. Ele também era considerado um dos principais braços armados de uma organização criminosa, sendo suspeito de homicídios na cidade.