Anuncie Topo
Inordeste
Studio Milena Andrade
wm
Anuncie
Supermercado
bbnet

Quem não votou no 1º turno pode votar no segundo

Política | 29/10/2022 10h23

Cidadãs e cidadãos que estavam aptos para participar e não votaram no primeiro turno das eleições, ocorrido no dia 2 de outubro, podem e devem votar no segundo turno, em 30 de outubro. Cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede que a eleitora ou o eleitor vote no segundo turno. Além da escolha do próximo presidente da República, as eleitoras e os eleitores de Sergipe votarão para escolher o governador do Estado.

Continua depois da publicidade

A justificativa pode ser apresentada por meio do Aplicativo e-Título, do Sistema Justifica, disponível nos portais da Justiça Eleitoral ou do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição). Para fazer download do documento, clique no link a seguir: Formulário de Requerimento de Justificativa. O documento pode ser entregue em qualquer cartório eleitoral ou enviado via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral. O eleitor que não comparecer às urnas nos dois turnos deverá apresentar duas justificativas à Justiça Eleitoral.

Quem não justificar por que deixou de votar nas Eleições 2022 tem que pagar multa referente a cada turno, se for o caso, entre o mínimo de 3% e o máximo de 10% do valor utilizado como base de cálculo (R$ 35,13). Os faltosos que não justificarem no prazo ficam impedidos de obter os documentos RG, passaporte, de receber salário ou proventos de função ou emprego público; de prestar concurso público e de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo…

(Com informações do TSE e Agência Senado)
Tópicos Destaque, Política
Mais Recentes
Comentários
Publicidade