Hemose registra mais de duas mil doações de sangue em agosto

Saúde | 02/09/2021 09h46

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) contabilizou 2.693 cadastros, com um total de 2.055 doações de sangue efetivadas no mês de agosto. Os dados são resultantes de ações voluntárias, doações de reposição e campanhas de parceiros fidelizados que colaboram com o serviço regularmente.

Continua depois da publicidade

“Queremos agradecer a todos pelo apoio constante ao serviço, através da multiplicação das informações sobre o importante ato de doar, e também as campanhas que colaboram com os estoques de todos os grupos sanguíneos”, destacou a gerente de Ações Estratégicas do hemocentro, Rozeli Dantas.

O grupo fidelizado Juventude Sergipana em Ação (Jusama) encerrou as campanhas do mês de agosto mobilizando voluntários para compartilhar vida. “Estou feliz em contribuir com meu sangue para ajudar as pessoas que precisam do meu gesto”, disse Gabryelly Silva Santos.

Para David Vieira dos Santos, a doação de sangue é um momento de reflexão sobre o exercício da solidariedade. “Todos passamos por problemas, mas devemos exercitar a empatia e pensar que algum dia poderemos precisar de sangue”, comentou o doador.

Continua depois da publicidade

A assistente social salientou ainda que o Hemose trabalha com o objetivo de captar e fidelizar doadores, para colaborar com o serviço, que em função da pandemia, teve uma redução nas doações diárias. “Antes o órgão coletava de 120 a 150 bolsas de sangue, e agora esse número reduziu para 50 a 70 doações”, advertiu Rozeli Dantas ao explicar que após a coleta, o sangue passa por testes de compatibilidade, análises sorológicas, é fracionado em plaquetas, hemácias e plasma e é liberado para rede hospitalar do Estado.

Serviço

De acordo com dados da gerência de Coleta, os meses de junho, julho e agosto, registrou 8.304 cadastros com um total de 6.369 doações de sangue, destinado ao atendimento da demanda transfusional de hospitais e maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes em tratamento oncológico, leucemias, anemias crônicas, doenças do sangue como, Anemia Falciforme, cirurgias eletivas e atendimentos de urgência.

Doação

Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 kg, apresentar documento original, oficial e comparecer ao serviço bem alimentado. A coleta de sangue do Hemose funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h. Mais informações sobre os serviços através dos telefones: (79) 3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

Tópicos Saúde, Sergipe
Mais Recentes
Comentários
Publicidade