Anuncie no i9

Covid-19: Saúde inclui doenças neurológicas crônicas na lista de comorbidades para vacinação

Saúde | 22/05/2021 10h14

Nesta ultima sexta, 21, os sergipanos com doenças neurológicas crônicas passaram a integrar o grupo de comorbidades para a imunização contra a Covid-19.

Continua depois da publicidade

A nova determinação acontece devido à atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), feita na última quinta-feira, 20 de maio. O PNO é o documento do Ministério da Saúde que aponta as diretrizes para gestores e população sobre o andamento da campanha de imunização em âmbito nacional.

Assim, portadores de doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, já podem se vacinar contra a Covid-19 em todo País.

Recomendações

Outra orientação seguida a partir da atualização do PNO é a aplicação da segunda dose para gestantes que tomaram a primeira dose com imunizante AstraZeneca . O documento delibera que esse grupo somente complete o esquema vacinal após a gestação e o fim do puerpério (até 45 dias depois o parto).

O Ministério da Saúde orienta também que sejam vacinadas contra a Covid-19 apenas grávidas com comorbidades. Além disso, devem ser utilizados somente os imunizantes Coronavac/Butantan, ou Pfizer/BioNTech. A aplicação da vacina AstraZeneca nesse público está suspensa no País por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com informações da SES/SE
Tópicos Destaque, Saúde, Sergipe
Mais Recentes
Comentários
Publicidade