Os professores do município de São Domingos, região agreste do estado, fizeram uma vigília na manhã desta quarta-feira, 15, na prefeitura da cidade, para cobrar da administrarão municipal uma posição em relação ao porquê dos constantes atrasos no pagamento do benefício. Segundo a professora Milena Santana, há três anos os docentes do município sofrem com atrasos e parcelamento de salários.
“A prefeitura pagou no dia 20 de dezembro do ano passado apenas 30% do valor referente ao beneficio do 13º salário. Mas não havia nos informado nada de como esse parcelamento seria efetuado ao longo dos meses”, lembra a professora Milena Santana. Diante dessa falta de transparência no tocante aos critérios de pagamento, os professores decidiram comparecer à sede da prefeitura a fim de cobrar explicações.
Ao chegarem lá, a docente conta que foi explicado que a prefeitura optou por parcelar o 13º em seis vezes. “Duas parcelas foram pagas em dezembro, que corresponde a 30% do total, e os outros 70% iremos receber a partir do dia 30 deste mês”, salienta. Mesmo com essa resposta, ela afirma que é difícil não poder contar com o pagamento integral de um benefício importante como este. “Nós não podemos fazer nem planos com o dinheiro porque paira essa atmosfera de incerta quanto ao recebimento”, lamenta. “O pior que isso é uma situação que já vem se apresentando há pelo menos três anos”, acrescenta.