Jaguatirica é resgatada em povoado de Itabaiana

Notícias | 08/08/2019 09h56

Uma jaguatirica (Leopardus pardalis) foi resgatada na segunda-feira, 05, por uma equipe de profissionais da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) em uma propriedade rural no município de Itabaiana, a 56 km de Aracaju.

Após invadir a propriedade e abater toda a criação de galinhas do local, a jaguatirica foi identificada pelo caseiro da propriedade rural. Segundo informações do próprio morador ele improvisou uma armadilha para capturar o mamífero, tendo posteriormente mantido contato com o órgão ambiental que designou a equipe para efetuar o resgate.

Continua depois da publicidade

Segundo o médico veterinário da Adema, Daniel Allievi, como é de praxe nessas situações, o animal passará por uma avaliação. “Devido a situação da captura, a jaguatirica encontra-se estressada e está ferida no rosto e na cabeça e será encaminhada ao Centro de Tratamento de Animais Silvestres (CETAS), onde passará por análise clínica e nutricional e, após a devida reabilitação, será reinserido em área de reserva ambiental”, explica.

Pertencente à família Felidae Dogênero Leopardus, o mamífero carnívoro tem porte médio entre 72,6 a 100 cm de comprimento e pesa entre 7 e 15,5 kg, e seu pelo é semelhante ao do gato-maracá. A espécie habita todos os tipos de ambiente até cerca de 1200 metros de altitude e se alimenta de roedores, répteis, aves e peixes, possuindo hábitos noturnos.

Fonte: ASN

Tópicos Itabaiana, Meio Ambiente
Mais Recentes
Comentários
Publicidade