SSP lança sistema que possibilita alertar sobre perda, furto ou roubo de celulares

Policial | 24/10/2018 21h04

A Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) está disponibilizando a partir desta quarta-feira (23) o serviço de recuperação de bens ‘Alerta Celular’.

Segundo a SSP, o sistema está disponível no Portal Cidadão e permite que o usuário cadastre o número que identifica cada aparelho celular conhecido como IMEI. Dessa forma, será acelerada a comunicação inicial de perda, furto ou roubo por parte do usuário diretamente para as polícias Civil e Militar.

O código que identifica cada aparelho celular pode ser visualizado no próprio aparelho digitando *#06# no teclado numérico do celular, ou na caixa do celular.

Em caso de perda, furto ou roubo, o usuário pode acessar o sistema e gerar um alerta sobre a situação em que o aparelho se encontra. Em seguida, a comunicação é confirmada por meio de Boletim de Ocorrência, prestado em uma delegacia ou na Delegacia Virtual, nos casos de perda ou furto.

Continua depois da publicidade

Com isso, durante o trabalho das polícias o aparelho poderá ser recuperado, sendo o dono localizado e comunicado mais rapidamente sobre a recuperação do bem roubado.

A SSP informou também que a utilização do sistema é importante ressaltar que, caso não seja prestado o Boletim de Ocorrência, o alerta perderá a validade após dois dias da comunicação feita por meio do sistema.

Além disso, é recomendado que, caso o celular comporte mais de um chip, o usuário realize o cadastro de todos os códigos do aparelho.

Outros serviços

Além sistema, dois outros serviços estão disponíveis no Portal Cidadão. A Delegacia Virtual, um dos primeiros serviços disponibilizados pela SSP na internet, permite o registro de Boletins de Ocorrência que envolvam perda ou furto de objetos, como aparelhos celulares e de acidentes de trânsito sem vítimas.

Outro serviço disponível é a consulta da Custódia de Objetos. O sistema já estava disponível internamente para agentes da Polícia Civil e passa a ter algumas das funcionalidades disponibilizadas ao usuário cadastrado no Portal Cidadão, que vai poder consultar objetos recuperados e, constatado que algum bem o pertença, poderá saber em qual unidade da polícia o objeto se encontra e recuperá-lo.

Com informações do G1/SE

Tópicos Policial, Sergipe
Mais Recentes
Comentários
Publicidade