TRE-SE emite alerta aos eleitores: Cuidado com as Fake News

Eleições | 04/10/2018 12h28

Com a proximidade das eleições, o número de Fake News criadas para tentar enganar os eleitores aumentam exponencialmente. O TRE-SE orienta que tais mensagens não sejam compartilhadas e conta com a colaboração de todo o eleitorado sergipano para que sejam garantidos a segurança e o sigilo do voto.

Entre as centenas de informações falsas há uma que afirma ser necessário votar em todos os cargos, pois caso o eleitor vote apenas para Presidente, por exemplo, tornaria todos os votos nulos, inclusive o de presidente.

A Justiça Eleitoral esclarece que tal afirmação é falsa. Exemplificando com um caso concreto, caso o eleitor decida votar apenas para deputado federal, é possível deixar os outros votos em branco, ou mesmo anular os demais, mantendo-se íntegro o voto inserido na urna. O mesmo raciocínio se aplica para os demais cargos.

Outra Fake News que está circulando pela internet orienta que o eleitor anote no caderno de votação o número do seu candidato de predileção. O TRE-SE alerta que esta atitude é proibida e pode configurar a prática de crimes eleitorais como boca de urna, desobediência e desordem.

Continua depois da publicidade

O TRE-SE disponibiliza em seu sítio eletrônico o guia do eleitor contendo informações sobre ordem de votação, locais de votação, links para manuais de mesários, sobre fiscalização nas seções eleitorais, entre outros assuntos.

Antes de compartilhar, desconfie! Confirme sempre as informações por meio do site do TRE-SE (www.tre-se.jus.br), ou mesmo nas publicações feitas por veículos de imprensa com credibilidade. Por fim, vale lembrar que os criadores das Fake News eleitorais, bem como aqueles que as compartilham, podem ser penalizados por tal ato. A Justiça Eleitoral, Ministério Público e Polícia Federal estão atentos as práticas que objetivam lesar a legitimidade das Eleições Gerais de 2018.

*TRE/SE

Tópicos Destaques, Eleições
Mais Recentes
Comentários
Publicidade