Inicia-se o processo de preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2018

Eleições | 21/09/2018 17h42

Nesta quinta-feira (20), foi iniciado o procedimento de inserção de dados das urnas eletrônicas que é feito com a utilização de mídias magnéticas (flash card e pendrive) preparadas na cerimônia pública de Geração de Mídias. Após a execução de todos os procedimentos de conferência de regularidade de dados, cada urna eletrônica é lacrada e armazenada no Depósito de Urnas a fim de serem posteriormente transportadas para as Zonas Eleitorais.

Foto: TRE/SE

Na cerimônia de abertura, o juiz Marcos Antônio Garapa de Carvalho oficializou o processo. No Depósito de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), ele supervisionou os trabalhos, acompanhado por José Carvalho Peixoto, Secretário de Tecnologia da Informação..

O procedimento é coordenado pelos servidores Mônica Martins Ávila Prado, Manoel Marcondes Barros da Silva e Claudio Gonçalves de Souza (Seção de Administração de Urnas), Júlio César Santana (Seção de Suporte Operacional), Martha Coutinho de Faria Alves e Walter Alves de Oliveira Filho (Seção de Apoio ao Usuário).

Continua depois da publicidade

Com uma força tarefa que envolve outros servidores do Tribunal e auxiliares contratados, ocorrem assim as atividades de preparação das urnas eletrônicas de votação, de justificativa e de reserva técnica. O objetivo é deixá-las prontas para o 1º turno das eleições que ocorrerá no dia 07 de outubro.

O STI do TRE-SE explicou a importância desse processo: “Após a inserção dos dados nas urnas eletrônicas, é realizada a transferência dos equipamentos ao ambiente de checagem e lacração, embalagem e finalmente o armazenamento. É realizada a auditoria em pelo menos uma urna por zona eleitoral. Ou seja, força-se a votação e, ao final expede-se o boletim de urna (relatório com o resultado da votação realizada). O objetivo da auditoria é mostrar que o sistema eletrônico de votação funciona corretamente”.

A lacração das urnas encerrar-se-á em 28 de setembro com os municípios Barra dos Coqueiros e Aracaju (1ª, 2ª e 27ª Zonas Eleitorais). A preparação foi iniciada com as urnas da 29ª ZE que contempla os municípios de Carira, Pedra Mole e Pinhão.

Fonte: Ascom TRE/SE

Tópicos Destaques, Eleições, Sergipe
Mais Recentes
Comentários
Publicidade