Paciente diagnosticado com malária está internado no Huse

Saúde | 18/02/2017 13h42

A Secretária de Estado da Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (17) que um paciente diagnosticado com malária está internado no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse).

Ainda segundo a secretaria, esse paciente é do Estado de São Paulo e estava trabalhando na África e veio a Sergipe na semana passada. Ele passou mal, teve febre, calafrio, que são alguns sintomas da malária, e continua internado.

Continua depois da publicidade

A secretaria ressaltou que o nosso Estado não tem registros da doença.

Sintomas
As pessoas que contraem a malária sentem dores de cabeça, febre alta, dores nos músculos e calafrios. Segundo a Sesau, todos os casos suspeitos devem passar por exames de diagnóstico rápido disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde, que são o teste rápido ou o teste da gota espessa.

O teste rápido pode ser realizado em qualquer unidade de saúde e o resultado sai em 15 minutos. Já o teste da gota espessa deve ser prescrito e o resultado sai em até 24 horas. Ambos os testes usam apenas poucas gotas de sangue retiradas do dedo do doente.

Tratamento
O governo informou que o tratamento é oferecido na rede pública de saúde, administrado de acordo com o quadro de cada paciente. A orientação é que as pessoas que apresentarem os sintomas, procurem uma unidade.

Precauções
Um dos cuidados é evitar locais que são habitats naturais do mosquito Anopheles darlingi, considerado vetor principal da doença, conhecido como mosquito-prego. Ele gosta de alimentar no anoitecer e no amanhecer.

*G1/SE

Tópicos Destaques, Saúde, Sergipe
Mais Recentes
Comentários
Publicidade