Anuncie no i9

Campo do Brito e mais 20 municípios concorrem Selo UNICEF ‘Município Aprovado’

Notícias | 30/09/2015 18h08

unicef-selo-municipio-aprovadoO governador em exercício, Belivaldo Chagas e a coordenadora do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para Sergipe e Bahia, Helena Oliveira, se reuniram nesta quarta-feira (30) com prefeitos dos 21 municípios inscritos na edição 2013-2016 do ‘Programa Selo Unicef Município Aprovado’.

Continua depois da publicidade

“Esse projeto faz com que cada prefeito e prefeita comecem a colocar na sua pauta o olhar especial para as crianças e adolescentes. A gente sabe que é um tema que perpassa várias áreas, mas que muitas vezes não tem um olhar, uma preocupação direta aos prefeitos. A gente tem que chagar para um prefeito desses e ressaltar que é uma pauta importante, é preciso olhar de outra maneira”, explica Eliane Aquino, assessora do governo do estado.

A iniciativa é voltada para reduzir as desigualdades que afetam meninos e meninas que vivem na região do semiárido. O selo integra o Pacto Um Mundo para a Criança do Semiárido, cuja próxima edição envolverá o período de 2015-2018.

Durante a reunião, foi feita uma projeção das etapas finais das ações dos municípios inscritos no Programa Selo Unicef, que certificará os municípios com melhor desempenho em favor da infância e adolescência, demonstrado no período de 2013 a 2016. O encontro proporcionará aos 21 dirigentes municipais uma atualização sobre a situação da criança e do adolescente em cada município. O ato acontece no auditório do Palácio dos Despachos, às 10h.

O Selo é um instrumento utilizado pelo Unicef para potencializar a melhoria dos indicadores relacionados a infância e a adolescência e impulsionar o cumprimento das metas apresentadas pelo Pacto e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A participação do Governo é, nesse sentido, fundamental para incentivar os gestores e outros setores da sociedade a se envolverem ainda mais com a iniciativa.

Em Sergipe, os 21 municípios inscritos na edição 2013-2016 são: Ribeirópolis, Neópolis, Frei Paulo, Riachão do Dantas, Japoatã, Campo do Brito, Poço Redondo, Aquidabã, Itabaiana, Canindé do São Francisco, Tobias Barreto, Monte Alegre de Sergipe, Pinhão, Moita Bonita, Simão Dias, Capela, Lagarto, Pedra Mole, Nossa Senhora Aparecida, Itabaianinha, Propriá.

A reunião também serviu de base para diálogo com o novo Comitê Gestor Estadual do Pacto um Mundo para a Criança do Semiárido, que está sendo composto e que deverá tomar posse no final do mês de outubro, quando Governo de Sergipe e o representante da Unicef no Brasil assinarão os termos de Compromisso pela Infância e Adolescência em Sergipe.

Informações do G1SE.
Tópicos Campo do Brito
Mais Recentes
Comentários
Publicidade