No último domingo, dia 22, membros do Grupo de Bacamarteiros Treme Terra do município de Japaratuba (SE) estiveram em visita ao município de Campo do Brito, a convite da pessoa de Ginaldo do Clube de Tiro Serigy.
Durante a passagem os membros fizeram algumas demonstrações da cultura do bacamarte, para os membros do Clube de Tiro. “Entre os membros do Grupo de Bacamartes, há um conterrâneo britense, que é Luiz de Zé Americo”, informou Ginaldo a nossa redação.
O bacamarteiro é um atirador que usa uma arma conhecida como bacamarte para efetuar disparos de pólvora seca. Como não são utilizadas balas, a brincadeira é considerada segura e cria um espetáculo com muito barulho e fumaça. A música também não pode faltar. As apresentações são embaladas por forró pé-de-serra.
Um dos relatos que contam a origem do bacamarte remete à Guerra do Paraguai (1864), onde a arma era conhecida como granadeira. Ao longo dos anos, o aparato passou por transformações e virou folguedo e brincadeira junina, mas com presença garantida também em diversas outras datas festivas.