Colégio Estadual Guilherme Campos em Campo do Brito completa 60 anos

Campo do Brito | 07/11/2013 00h39

Fundado em 07 de novembro de 1953 através do Decreto nº 224, no governo de Arnaldo Rolemberg Garcez, o Colégio Estadual Guilherme Campos vem construindo uma história de sucesso, fundamentada no respeito aos princípios que regem uma sociedade democrática, tais como liberdade, fraternidade, direito, solidariedade, justiça e prosperidade.

Continua depois da publicidade
1953 (Foto: Arquivo Colégio)

Originalmente denominado Grupo Escolar Guilherme Campos, depois Escola de 1º Grau Guilherme Campos e Escola Estadual Guilherme Campos. O colégio foi a primeira instituição de ensino em Campo do Brito. Em 2006, através do decreto nº 24.174 de 28 de dezembro, foi nomeado Colégio Estadual Guilherme Campos. A princípio, atendia à clientela com faixa etária entre 07 e 14 anos, ou seja, oferecia apenas o Ensino Fundamental, e funcionava em dois turnos (matutino e vespertino). A partir do ano de 2007, foram implantados o Ensino Médio Regular e a Educação de Jovens e Adultos, EJAEF e EJAEM, fato que permitiu ao “Guilherme Campos” garantir o direito aos cidadãos britenses de expandir seus conhecimentos e de ir em busca da realização de seus sonhos.

No ano de sua fundação, o espaço físico da escola contava apenas com 04 salas de aula. Mas, ao longo dos anos, com o aumento do corpo discente, consequência do excelente e compromissado trabalho da instituição, foram realizadas inúmeras reformas e ampliações, sendo a última delas no vigente ano (2013). Atualmente, sua estrutura é composta por 12 salas de aula, 01 sala de núcleo, 01 cantina, 06 banheiros (dentre os quais 02 são para cadeirantes), sala de leitura, refeitório, sala de recursos, secretaria, sala de diretor e almoxarifado. Além disso, em dezembro de 2010, foi inaugurada uma quadra poliesportiva.

O colégio tem sido administrado por uma equipe comprometida e atuante. É importante destacar ainda a contribuição de todos os professores que compõem o quadro docente da escola e dos demais funcionários, que, juntos, formam a “Família Guilherme Campos” e sem os quais a escola não obteria o êxito que tem apresentado em avaliações de nível nacional, como, por exemplo, o ENEM. Tal desempenho contribuiu para a inserção da escola no Programa Tablet Educacional, que consistiu na entrega de tablets para professores e alunos do Ensino Médio.

Preocupado em melhorar o desempenho escolar dos discentes e em formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, o “Guilherme Campos” implantou, em 2012, o Programa Mais Educação, que consiste no aumento do tempo e do espaço educativo dos alunos. Além do mencionado programa, a escola também buscou desenvolver inúmeros projetos que auxiliam no processo educativo dos discentes, dentre eles: “Saúde e Prevenção”, “Meio Ambiente”, “Encontro Cultural e Artístico do Colégio Estadual Guilherme Campos” “Monitores da Leitura e da Matemática”, “Ensinando e Aprendendo”, ”Jogos Recreativos”, “Noite Mariana”, “Projeto Folclore”, “De mãos dadas com o Ensino Superior”, “Mostra de Exatas e Ciências”, “Garoto e Garota Guilherme Campos”, “Projeto da Consciência Negra”, “Noite Literária”, “Semana da Pátria”, “Projeto Espaços Culturais, Recreativos e de Lazer”, “I Jogos e Gincana do Guilherme Campos”. Além dos já mencionados, no ano de 2013 também está sendo desenvolvido o projeto “Livro na mão, pé no chão: a leitura alfabetiza e conscientiza”, voltado para as turmas de 6º ano.

2013 (Foto: Arquivo Colégio)

Não se pode deixar despercebido o trabalho que a escola tem realizado com a Educação Inclusiva, que, desde 2011, com a implantação da sala de recursos, vem atendendo a, aproximadamente, 14 crianças, garantindo-lhes o direito de acesso a um ensino de qualidade e gratuito.

Mediante o que foi exposto, é visível e inegável a importância do Colégio Estadual Guilherme Campos para a história do município de Campo do Brito e de como ele tem influenciado, transformado vidas e contribuído positivamente para a vida daqueles que por ele passaram e o ajudaram a ser a instituição renomada e íntegra que continua sendo desde 1953.

“Guilherme Campos ontem, hoje e sempre. Educando, instruindo e formando cidadãos.”

Tópicos Campo do Brito
Mais Recentes
Comentários
Publicidade