Alunos da Escola Guilherme Campos em Campo do Brito recebem tablets do Governo de Sergipe

Educação | 16/09/2013 20h30 - Atualizada às 16/09/2013 21h17

“Esta é uma iniciativa bastante louvável porque incentiva os alunos na sua aprendizagem e faz com que eles se esforcem mais. É uma boa recompensa para todos nós”. A afirmação é de Rafael Cavalcante Ferreira, estudante do Colégio Estadual Professor Gentil Tavares da Mota, do município de Frei Paulo, ao demonstrar sua felicidade ao receber o seu tablet do Governo de Sergipe, entregue aos alunos do 3° ano do ensino médio da rede estadual.

A solenidade foi comandada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, e o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório do anexo III da Secretaria de Estado da Educação. Foram entregues 2.781 tablets para estudantes do 3º ano do ensino médio das 20 escolas que obtiveram melhor resultado no ENEM de 2012.

Continua depois da publicidade

A ação faz parte do Projeto Tablets Educacionais, uma iniciativa do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC). O secretário de estado da educação, Belivaldo Chagas, explicou que a intenção da Seed é aumentar gradativamente a quantidade de alunos com essa nova ferramenta pedagógica.

“A nossa expectativa é que a partir do próximo ano a gente estenda para outras escolas que apresentarem também um bom resultado no ENEM, como também às escolas que estão trabalhando para melhorar o seu resultado no IDEB. Os tablets não irão substituir o professor; trata-se de uma ferramenta a mais para facilitar os estudos desses alunos”, disse.

Alunos, professores e diretores não esconderam a satisfação em poder ter em mãos mais uma nova ferramenta para pesquisa e estudo. Foi o caso de Gislaine Sena Almeida, aluna do Colégio Estadual Eduardo Silveira, de Itabaiana. Para ela, os tablets irão ajudar em sala de aula e facilitarão os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio. “Acho que a gente tem de sair da mesmice dessas aulas com matéria sendo passada no quadro. Temos agora uma ferramenta para pesquisar, conhecer mais; afinal, é o que o ENEM busca de nós, um conhecimento a mais. E os tablets vão nos possibilitar isso em sala de aula”, disse.

Já o seu colega Matheus Dantas Machado dos Santos disse que as aulas passarão a ser ministradas de uma forma mais significativa. “Os tablets darão uma dinâmica maior para as aulas. Nós teremos um novo método para buscar o conhecimento. Com eles, nós teremos mais acesso à internet para fazer pesquisas”, afirmou.

Era da informática

O professor Carlos Henrique Batista discursou representando todos os professores das escolas contempladas. Para ele, ao entregar tablets aos alunos, o governo cumpre o seu papel de servir à população e dá início a uma nova fase da educação em Sergipe.

“O governo está levando para a escola o que já existe na rua, pois os nossos alunos já usam essa linguagem da internet, mas as escolas tinham sempre o mesmo padrão. Hoje a gente inaugura uma nova era porque a tecnologia está chegando. As possibilidades de maior integração, de um ensino mais contextualizado, agora estão presentes”, declarou.

O diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Genaldo Freitas Lima, também se mostrou favorável a essa novidade que está sendo implantada nas escolas. “Acho que esses tablets vão melhorar muito a qualidade do ensino em Sergipe. Nós estamos na era da informática e já tornava mais do que necessário ter esse reforço. O acesso direto à internet e tudo o que facilita o acesso à informação melhoram a aprendizagem dos alunos”, explicou.

Para Douglas Matheus da Silva de Jesus, aluno do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, “o tablet contém vários aplicativos que irão nos ajudar, como dicionário e biblioteca virtual, e isso será essencial para todos nós”. Quem também elogiou a iniciativa foi Raiane Mendonça Teixeira, estudante do Colégio Estadual João XXIII, de Ribeirópolis. “Essa nova ferramenta vai melhorar os nossos estudos, porque muitos alunos ainda não têm acesso à internet e agora vão poder fazer pesquisas e ter mais acesso à informação”, disse.

A diretora de Educação de Aracaju (DEA), Nádia Cardoso, esteve presente à solenidade de entrega e destacou que essa inovação tecnológica auxiliará os alunos tanto na escola quanto em sua vida pessoal. “Isso faz com que o estudante tenha mais autonomia, veja os estudos não apenas para tirar nota, mas para o crescimento pessoal e profissional na vida futura. É preciso inovar cada vez mais, pois as tecnologias estão chegando para o mercado de trabalho e para a vida social de todos”, afirmou.

Ferramenta de pesquisa

Para que os alunos pudessem receber os tablets, a Seed realizou serviços de infraestrutura do cabeamento de rede lógica em todos os pontos do ambiente escolar e instalação dos equipamentos wireless para viabilizar a conexão da internet dos tablets. O coordenador de Informática da Seed (CODIN), Everton Siqueira Santos, disse que a Seed montou toda a infraestrutura nas escolas e os professores foram capacitados. “Essa é mais uma ferramenta pedagógica dentro das nossas escolas e queremos que professores e alunos tenham mais interação e troca de informação”, disse.

A aluna Thaís Costa Mendonça, do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, acha que o tablet facilitará muito seus estudos em sala de aula. “Agora teremos um acesso maior à internet, e isso vai nos proporcionar muitas coisas boas na sala de aula; vai nos auxiliar nas pesquisas, pois quando os professores falarem algo que a gente não entende, vai ficar mais fácil para a gente procurar e aprender”, disse.

A diretora do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, Maria Lenice de Lima Barreto, afirmou que essa ferramenta traz avanço para a educação. “Hoje, a gente vê que os nossos alunos já são bastante modernos na questão digital. E agora, com o uso dos tablets doados pela Secretaria de Estado da Educação, eles irão aprender mais e vamos melhorar o nosso resultado no ENEM”, declarou.

A mesma opinião teve a diretora do Colégio Estadual Dom Luciano, Maria Auxiliadora. Segundo ela, “é de suma importância que o governo contemple todas as escolas. Hoje são 20 unidades de ensino que estão recebendo os tablets, e os alunos sentem-se muito agradecidos. Esse projeto vai ajudá-los nas pesquisas e a trabalharem melhor com os professores. Tenho certeza de que será muito proveitoso”, afirmou.

DRE MUNICÍPIO UNIDADE DE ENSINO Nº DE PROFESSORES Nº DE ALUNOS
1 DEA Aracaju C. E. ATHENEU SERGIPENSE 46 251
2 DEA Aracaju C. E.DOM LUCIANO 53 278
3 DEA Aracaju C. E. TOBIAS BARRETO 27 155
4 DRE´01 Estância C. E. SEN. WALTER FRANCO 24 133
5 DRE´02 Poço Verde C. E. JOÃO DE OLIVEIRA 25 180
6 DRE´02 Simão Dias C. E. DR.MILTON DORTAS 42 287
7 DRE´02 Simão Dias Pov. Triunfo C. E. SEN. LOURIBVAL BATISTA 8 26
8 DRE´02 Salgado C. E. JOALDO VIEIRA BARBOSA 20 112
9 DRE´02 Lagarto C. E. ABELARDO ROMERO DANTAS 35 301
10 DRE´02 Tobias Barreto C. E. ABELARDO BARRETO DO ROSÁRIO 20 248
11 DRE´03 Itabaiana E. E. NESTOR CARVALHO LIMA 26 135
12 DRE´03 Itabaiana C. E. EDUARDO SILVEIRA 16 124
13 DRE´03 Ribeirópolis C. E. JOÃO XXIII 21 76
14 DRE´03 Ribeirópolis E. E. ABDIAS BEZERRA 21 55
15 DRE´03 Moita Bonita C. E. DJENAL TAVARES DE QUEIROZ 11 80
16 DRE´03 Campo do Brito E. E. GUILHERME DE CAMPOS 18 17
17 DRE´03 Frei Paulo C. E. PROF. GENTIL TAVARES DA MOTA 15 80
18 DRE´05 N. S. das Dores C. E. GENERAL CALAZANS 28 36
19 DRE´06 Malhada dos Bois C. E. EMILIANO GUIMARAES 8 37
20 DRE´09 N. S. da Glória C. EXC. MANOEL MESSIAS FEITOSA 24 170
TOTAL 488 2781
Fonte: SEED

Tópicos Campo do Brito, Educação
Mais Recentes
Comentários
Publicidade