Autoridades de Campo do Brito participam da abertura da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente

Informativo | 03/09/2013 18h44

Autoridades municipais de Campo do Brito participaram na noite da última segunda-feira, dia 02, da solenidade de abertura da 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente, realizada no Centro de Convenções de Sergipe. O evento foi aberto pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Genival Nunes, e pelo representante do Ministério do Meio Ambiente, Luiz Henrique da Silva. A conferência visa discutir a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos com foco nos seguintes temas: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; e Educação Ambiental.

Após a solenidade de abertura da conferência, aconteceram três palestras. A primeira, sobre “Impactos Ambientais: Alternativas para a Redução dos Impactos Ambientais no Semiárido”, proferida pelo técnico do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Campello.

Continua depois da publicidade

Em seguida, o representante da Comissão Organizadora Nacional e do Movimento Nacional dos Catadores, Luiz Henrique da Silva, falou sobre a “Coleta Seletiva: Alternativa e Desafios para os Catadores de Materiais Recicláveis e para os Gestores Municipais”. Por fim, João Cesar Silva Fernandes, da Fundação Banco do Brasil, fez uma apresentação do Programa Cataforte – Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias.

Representavam o município de Campo do Brito, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Marcionílio Rocha; os vereadores José Edinelson Santana e Reginaldo Andrade Passos; o assessor da secretaria municipal de Agricultura, Siveraldo da Cruz e Luiz Carlos, delegado estadual da conferência.

A Conferência

Na Conferência Estadual serão formatadas as 80 propostas de Sergipe, sendo 20 para cada eixo temático, que serão levadas para a 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, a ser realizada em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro deste ano. No evento também serão eleitos os delegados que vão representar Sergipe na Conferência Nacional.

A Conferência Nacional do Meio Ambiente é um convite do Governo Federal a todos os brasileiros para discutir e colocar em prática o que as políticas públicas relacionadas aos resíduos sólidos estão propondo. Ela será o ponto alto do debate do que forem discutidas nas conferências municipais e estaduais, conferências livres e virtuais realizadas neste primeiro semestre nos mais de cinco mil municípios do país.

Em Sergipe, todos os 75 municípios realizaram suas conferências municipais com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Também foram realizadas quatro conferências regionais, que culminaram com cerca de 1.400 propostas para a implementação da Política Nacional de Resíduos, que visa acabar com os lixões a céu aberto em 2014 e capacitar os catadores, que passarão a ser recicladores.

Segundo o ponto focal da Conferência em Sergipe, Fátima Maynard, superintendente de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da SEMARH, cerca de 14 mil pessoas participaram das conferências municipais e regionais em Sergipe. Na sua avaliação, esse número é bastante significativo e mostra o envolvimento das prefeituras e dos vários segmentos da sociedade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em Campo do Brito, a conferência foi realizada no dia 22 de maio e contou com a presença do prefeito Léo Rocha, autoridades municipais e cerca de 200 participantes, representando os diversos segmentos da sociedade local.

Com informações: SECOM | Campo do Brito | ASCOM | SEMARH

Tópicos Campo do Brito, Meio Ambiente
Mais Recentes
Comentários
Publicidade