A felicidade é mais importante do que a riqueza

Ponto de Vista | 22/06/2013 12h35 - Atualizada às 22/06/2013 12h39

A felicidade é mais importante do que a riqueza

Evaldo Costa

Continua depois da publicidade

Não se pode negar que o dinheiro farto pode proporcionar muito conforto e bem estar. Imagine, por exemplo, escolher onde passar as férias com a família, viajar de primeira classe nas melhores companhias aéreas, habitar as melhores residências e de frente para o mar, navegar em iate próprio nos finais de semana, se deslocar de casa para o trabalho de helicóptero, comprar o último modelo dos carros mais cobiçados do mundo, frequentar os melhores restaurantes etc.

Esses são apenas alguns exemplos de quanto conforto se pode conseguir quando se tem bastante dinheiro. Naturalmente, a maioria deseja acumular riqueza para usufruir de todo o conforto que a vida pode oferecer. Até aí, nada de errado.

O problema é que há muita gente que pensa apenas em ganhar muito dinheiro, como se a riqueza, por si só, garantisse a felicidade. Esse é um erro comum. É claro que a falta de dinheiro pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades, podendo levá-las a momentos de turbulência, angústia e infelicidade.

No entanto, é preciso considerar que há muita gente pobre que vive muito melhor do que alguns milionários. Por outro lado, o que não falta é gente rica infeliz. É preciso ficar claro que uma coisa é ter muitos bens materiais e outra bem diferente é ser feliz.

Essa história de que o dinheiro compra qualquer coisa (aliás, tem gente que diz que não compra: manda buscar), inclusive a felicidade precisa ser encarada com cuidado. Naturalmente, todos precisam de dinheiro para viver, afinal de contas habitamos um mundo capitalista.

Porém, o nosso planeta está cheio de exemplos que comprovam que os verdadeiros prazeres da vida não são caros. Portanto, se você deseja ser feliz, é melhor buscar a felicidade e não apenas o dinheiro. É simples: a felicidade é um estado de espírito, é uma conquista diária, já o dinheiro é a posse e a propriedade de um bem valioso. Ora, mesmo que você não tenha muitos recursos financeiros, poderá depois de alguns anos de dedicação, obtê-los.

No entanto, considere que quando você alcançar o montante almejado, poderá não encontrar a felicidade desejada, pois ela se consome durante o percurso e não no final da jornada. Portanto, o importante não é apenas ter muito dinheiro, é o que ele poderá contribuir para a sua felicidade.

Finalmente, considere o que dizia Clarice Lispector: “A felicidade aparece para aqueles que choram, se machucam, buscam e tentam sempre. E, também, para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas”.

A Semana é de… Portal Galerafest comemora três anos no ar!

logo-galerafest

Fazer jornalismo é uma tarefa árdua. A coluna presta nesta edição homenagem ao Portal Galerafest, do jovem empreendedor William Vinícius. Nestes três anos, Campo do Brito e região foram destaques em matérias, reportagens, artigos e coberturas fotográficas dos eventos.

Sempre com um olhar atento, o Portal Galerafest trouxe as informações e despertou em seus internautas o interesse pela leitura e pela discussão de todos os acontecimentos.

Nestes três anos, o site vem se consolidando e alcançado a cada dia, mais acessos, mais visibilidade, sempre pautado no compromisso com a isenção, como respeito e com a responsabilidade com a sociedade e com os seus anunciantes.

Parabéns! Queremos Mais do Mesmo!

Notas Soltas

Obras em Ação I

Fazendo parte do Projeto ‘Construindo Um Novo Tempo’, a Prefeitura Municipal de Campo do Brito, está dando início a uma série de obras importantes para o desenvolvimento do município. Nesta primeira fase, está sendo empreendida a construção da Academia de Saúde (na sede do município), a ampliação da unidade básica de saúde do Povoado Cercado e reforma das unidades básicas de saúde nos Povoados Gameleira, Terra Vermelha e Limoeiro.

Obras em Ação II

Para o prefeito Léo Rocha, estas obras acontecem em parceria com o governo federal. Segundo o prefeito, outra importante obra está em processo licitatório, trata-se da construção de dois portais para as entradas da cidade, com verbas oriundas de uma emenda federal do senador Eduardo Amorim. “Venha de onde vier, estabeleceremos parceiras com todos os segmentos políticos e administrativos. Queremos transformar Campo do Brito em um verdadeiro canteiro de obras. Tudo isso, com responsabilidade e trabalho”, afirmou o prefeito.

Festa de Agosto I

O prefeito Léo Rocha reuniu no sábado, dia 15 de junho, a equipe de secretários e determinou a criação da comissão que vai preparar e organizar a Festa de São Roque e Nossa Senhora da Boa Hora, que acontece no mês de agosto. A meta é proporcionar aos britenses e visitantes um evento organizado, com uma vasta programação social e religiosa.

Festa de Agosto II

A coluna pode adiantar que serão realizados shows artísticos nos dias 14 e 15 de agosto. No dia 16, está sendo discutida a realização de um show religioso. O prefeito Léo Rocha afirmou que o seu compromisso é realizar um evento organizado e que o povo de Campo do Brito sinta orgulho em participar e receber os visitantes, em torno das festividades dos seus padroeiros. Afinal, a festa de agosto faz parte do calendário cultural do agreste do estado.

Forrozão do Povoado Terra Vermelha

E o arrasta-pé em Campo do Brito, segue no dia 23 de junho, no Povoado Terra Vermelha, a partir das 21 horas, com as atrações: Coração Xonado, Aviãozinho do Forró, Tatua, o Mensageiro do Forró e Adalvenon. A festa que está em sua nona edição, a festa é organizada pela comunidade do povoado e tem o apoio da prefeitura municipal de Campo do Brito. Ô, pessoá! Viva São João! Viva!

Roteiro Gastronômico

Seguindo o nosso roteiro gastronômico em Campo do Brito, o destaque desta semana vai para a Churrascaria 5 Irmãos, um empreendimento familiar, sob o comando de Dona Gilsa, o seu esposo e filhos. Para quem curte saborear um bom churrasco e uma comida caseira bem feita, eis a nossa indicação. Ah! Eles servem uma quiabada muito saborosa! A Churrascaria 5 Irmãos fica localizada na Rua Pedro Francisco de Jesus, 333, em nossa cidade. Bom apetite!

O Gigante Acordou

A coluna faz a sua reflexão em relação à série de manifestações que vêm sacudindo o Brasil. E como opinião, citamos o timoneiro, Ulysses Guimarães: “A única coisa que mete medo em político, é o povo nas ruas.”

Aniversariantes

“Não importa se a estação do ano muda… Se o século vira, se o milênio é outro. Se a idade aumenta… Conserva a vontade de viver. Não se chega a parte alguma sem ela.” (Fernando Pessoa)

Feliz Aniversário!

21/06 – Janisson Andrade.

21/06 – Allana Leal.

21/06 – Vinicius Amaral.

22/06 – Josefa Silveira.

22/06 – Filipe Augusto de Jesus.

23/06 – Portal Galerafest.

24/06 – João Gabriel Sousa.

25/06 – Wellington Almeida.

26/06 – Thaynar Andrade.

26/06 – Hélder Luiz.

27/06 – Wagner Pascon.

Reflexão da Semana

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: “Navegar é preciso; viver não é preciso.” (*)

Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar com o que eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho na essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade.

(Fernando Pessoa, poeta português).

Espaço do Leitor

Participe de nossa coluna, envie suas críticas e sugestões. Nosso e-mail: [email protected]

É Vida que Segue…

Tópicos Ponto de Vista
Mais Recentes
Comentários
Publicidade