Secretária de Saúde abre Campanha de Vacinação em Campo do Brito

Informativo | 09/06/2013 13h48

Campo do Brito abriu hoje a campanha de vacinação contra a poliomielite. No município, a meta da secretaria municipal da Saúde é imunizar cerca de 3 mil crianças, de 0 a 5 anos de idade. A campanha foi aberta às 09 horas, na Clínica de Saúde da Família Nossa Senhora da Boa Hora. A vacinação ocorrerá até às 17 horas. As doses da vacina estarão disponíveis em todos os Postos de Saúde do município.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Ana Cristina de Jesus, as equipes de Vacinação estarão realizando um serviço itinerante na cidade e nos povoados, com o objetivo de atingir a totalidade do público que deve ser vacinado. “Com essa proteção, garantimos a imunidade das nossas crianças contra a poliomielite. Convocamos todos os pais que levem seus filhos para tomar a dose da vacina, para manter o município livre da poliomielite”, afirmou a secretária.

Continua depois da publicidade

A vacinação contra pólio acontece há 33 anos e tem como objetivo imunizar crianças de até cinco anos de idade. A vacina, em gotas, é gratuita e os pais só precisam apresentar a caderneta de vacinação. Com a campanha, o Brasil pretende se manter na condição de país onde a poliomielite foi erradicada.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, segundo a pasta, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida por um vírus (o poliovírus). A contaminação se dá principalmente por via oral. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores.

Em Campo do Brito, a campanha segue até o dia 21 de junho.

Evento de Saúde

E na busca pela consolidação de uma política de saúde para todos os britenses, a secretaria municipal da Saúde, realiza no dia 13 de junho, no Salão Paroquial, a I Mostra de Ações das Equipes de Estratégias de Saúde da Família com as Pessoas Idosas de Campo do Brito. “O objetivo deste evento é apresentar à população os trabalhos e ações que estão sendo realizados junto às pessoas idosas do município”, comentou a secretária Ana Cristina de Jesus.

A secretária comentou que neste evento, o município receberá a visita de uma equipe do Ministério da Saúde. “O município foi escolhido por apresentar condições necessárias para uma ação efetiva e eficaz junto à pessoa idosa. Temos grupos de controle à hipertensão e ao diabetes, na cidade e nos povoados, além de realizarmos com grande participação, o Programa ‘Atividade Física é Saúde”, com aulas de ginástica e de aeróbica, bem como informações sobre uma vida saudável”, destacou Ana Cristina.

Com informações: SECOM | Campo do Brito | Imagens: Fausto Filho

Tópicos Campo do Brito
Mais Recentes
Comentários
Publicidade