Das oportunidades perdidas

Ponto de Vista | 31/05/2013 22h40 - Atualizada às 31/05/2013 22h46

Das oportunidades perdidas

Campo do Brito promoveu no mês de maio três eventos importantes em que a participação do cidadão devia ser fator preponderante. A prefeitura realizou a Conferência Municipal do Meio Ambiente (22/05), a Audiência Pública (25/05) e a Conferência das Cidades (28/05). Em todos estes eventos, o direito a voz e a vez estavam assegurados a qualquer cidadão.

Continua depois da publicidade

Pena que as pessoas perderam estas oportunidades em apresentar suas críticas e sugestões, oferecendo a sua contribuição com o futuro da cidade. É papel de uma administração pública abrir espaços de diálogo com a população. Estas conferências são veículos importantes para se compreender o papel das políticas públicas, sempre em sintonia com os reclames do povo.

O modelo de gestão assegura ao cidadão uma participação decisiva. Esta é a principal característica do exercício da democracia. Quando o povo e o poder caminham juntos, muda-se todo um cenário. Erra-se menos e neste sentido, ganham todos. Essa dimensão da participação popular, própria da sociedade civil, é a que garante o exercício da democracia para além dos espaços formais de poder e da representatividade eleitoral.

As pessoas precisam compreender que a participação popular nas discussões de uma gestão municipal é fundamental. Não adianta ficar em redes sociais, em blogs, em mural de recados, criando fakes e desferindo impropérios, fazendo ilações e criando factoides, quando numa oportunidade ímpar, estas pessoas não aparecem, não trazem para o centro do debate, os seus anseios, as suas sugestões e críticas.

Estes fakes são personagens de uma política mesquinha, atroz, que perturba a ordem e prejudica um diálogo democrático. As armas utilizadas por estas pessoas, não contribuem para o desenvolvimento do município. Não há democracia assegurada, quando o diálogo beira a falta de respeito e ao ilegal. Calúnia e difamação são crimes. E ficar atrás de um fake, não salvará a pele de ninguém.

E por fim, e tão importante quanto, antes de escrever, que tal uma boa leitura gramatical? Os fakes e os seus autores escrevem mal. Muito mal mesmo.

Sem a capacidade de compreender a crítica, não cabe o elogio sincero!

Josival Bezerra

A Semana é de… Léo Rocha, prefeito de Campo do Brito

A coluna presta homenagem ao prefeito Léo Rocha pelo brilhante discurso proferido na Câmara de Vereadores, na Audiência Pública, ocorrida no dia 25 de maio. As pessoas presentes, puderam se certificar que se trata de um administrador que está em sintonia com os anseios da população.

Léo Rocha tem a medida certa e não se prende às vaidades do poder. Aproveitou o momento e prestou contas de todas as ações empreendidas nos últimos cinco meses, à frente da Prefeitura de Campo do Brito.

Confira alguns trechos do seu discurso:

“Não vou perseguir ninguém, minha gestão deve contemplar todas as pessoas, sem distinção. Antes de agir desta maneira, a pessoa deve se colocar no lugar de quem é perseguido. Só sabe os sintomas da perseguição quem já passou por esta desastrosa experiência”.

“Eu quero ser apenas o facilitador das oportunidades para o povo de Campo do Brito. Quando não me encontram na prefeitura, estou em algum lugar, correndo atrás de projetos e melhorias para o município. Quero pecar pelo excesso de zelo e não pela omissão.”

“A segurança pública tem sido um dos grandes problemas em nosso município, aliás, em todo o estado. Estamos preparando os projetos para enviarmos à Câmara para a criação da Guarda Municipal Cidadã. A Guarda será coordenada pelo policial militar Paulo César. Disponibilizaremos viaturas e os nossos vigilantes passarão por treinamento. Este projeto deverá ser colocado em prática em breve espaço de tempo.”

“Quero pedir a todos os moradores de Campo do Brito a compreensão e a paciência, pois estamos colocando a casa em ordem, temos compromisso em construir um novo tempo para o nosso município. Disposição, vontade de fazer a coisa certa e ouvir a população são condicionantes para concretizar o nosso projeto. Temos muitas dificuldades a enfrentar e venceremos todas. O nosso compromisso é oportunizar dias melhores para todos os britenses.”

Notas Soltas

Oposição ausente I

Por Onde andam os vereadores que fazem parte do bloco de oposição na Câmara de Vereadores do município? Três eventos importantes foram realizados e nem sequer uma sugestão, uma crítica, uma indicação foi apresentada pelos nobres representantes do povo! Qual o programa da oposição? Criticar sem fundamentos? Crítica pela crítica? Pode isso, produção?

Oposição ausente II

Como representantes do povo, eles prestaram um péssimo exemplo à população. Perderam enorme oportunidade em mostrar as suas propostas, dizer para o que vieram. Como é sabido, não é fácil criticar uma gestão que vem empreendendo um novo modelo de administração, com respeito às pessoas e sem perseguição.

Quadrilha Xique-Xique I

A Quadrilha Junina Xique-Xique, do município de São Domingos levou a plateia ao delírio, na terceira noite de apresentações do Concurso Levanta Poeira da TV Sergipe, no Ginásio de Esportes no Conjunto Marcos Freire I, em Socorro.

Com o tema ‘Nas asas da imaginação o circo traz bailarinas, mágicos, palhaços e alegria para o sertão!’. A marcadora conseguiu conduzir os cerca de 60 quadrilheiros com as coreografias bem ensaiadas e figurino com muito brilho.

A coluna foi informada que muitos jovens britenses fazem parte desta agremiação, no que enviamos as nossas felicitações. Anarriè, Pessoá!

Quadrilha Xique-Xique II

E quem quiser conferir o espetáculo da Quadrilha Xique-Xique, é só aparecer neste sábado, dia Primeiro de junho, na Praça Treze de Julho, a partir das 21 horas, dentro da programação do I Forró da Limpeza. O evento é uma iniciativa de Neide de Ana e conta com o apoio da prefeitura, das secretarias municipais e tantos outros parceiros, que enxergam que a equipe da limpeza do município, merece comemorar os festejos juninos.
Além da Quadrilha Junina Xique-Xique, se apresentam no Arraiá, o Musical Cheiro Nordestino e Fernanda Marx. Venha e traga os seus amigos!

Mais Forró

E a galera da malhação está pronta para ‘ariar a fivela’. A festa acontece neste sábado, dia 01 de junho, com animação do Trio Pé de Serra ‘Aviãozinho do Forró’ e nas carrapetas, o DJ Valdir. O arrasta-pé é Open Bar! A organização é do amigo Mário Ribeiro, da Academia Bem Estar. ‘Vamos ou Bora’?

Campo do Brito vence o Dio do Desafio

Numa ação conjunta entre as secretarias municipais da Cultura e Eventos, da Educação e da Comunicação, o município de Campo do Brito sagrou-se campeão na competição saudável do Dia do Desafio. O evento aconteceu na última quarta-feira, dia 29 de maio, contou com a participação das unidades escolares do município, servidores municipais e academias de musculação.

Campo do Brito vence o Dio do Desafio

O município de Campo do Brito competiu com o município de Pouso Redondo – SC. O município ganhador é aquele que consegue mobilizar o maior número de cidadãos nessas práticas. Campo do Brito saiu vencedor do desafio com uma participação de 10.826 pessoas (65% da população), 5.823 pessoas (35% da população) não participaram do desafio. Pouso Redondo, em Santa Catarina, teve apenas 5.647 participantes (38% da população) e 9.165 não participantes (62% da população).

O dia do desafio é uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. Em Sergipe, o projeto é desenvolvido pelo SESC/Sergipe e este ano contou com a participação de 12 municípios.

Aniversariantes

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, 
somente uma época na vida de cada pessoa 
em que é possível sonhar e fazer planos 
e ter energia bastante para realizá-las 
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. 
Essa idade tão fugaz na vida da gente 
chama-se PRESENTE 
e tem a duração do instante que passa.

Feliz Aniversário!

01/06 – Paulo César Lima Júnior.

03/06 – Laís Almeida.

03/06 – Carol Santana.

03/06 – Lucas dos Santos.

03/06 – Leandro Tavares.

03/06 – Mônica Santana.

04/06 – Rosatania Santos.

04/06 – Lucinara Santos.

04/06 – Alexandre Cruz.

05/06 – Luciana Sobrinho.

05/06 – Magna Alves.

07/06 – Rodrigo Almeida.

06/06 – Thaís Vianna.

07/06 – Johnathan Menezes.

Reflexão da Semana

SABER VIVER

Não sei… Se a vida é curta
Ou longa demais pra nós,
Mas sei que nada do que vivemos
Tem sentido, se não tocamos o coração das pessoas.

Muitas vezes basta ser:
Colo que acolhe,
Braço que envolve,
Palavra que conforta,
Silêncio que respeita,
Alegria que contagia,
Lágrima que corre,
Olhar que acaricia,
Desejo que sacia,
Amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
É o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
Não seja nem curta,
Nem longa demais,
Mas que seja intensa,
Verdadeira, pura… “Enquanto durar." (Cora Coralina, escritora e poetisa).

Espaço do Leitor

Participe de nossa coluna, envie suas críticas e sugestões. Nosso e-mail: [email protected]

É Vida que Segue…

Tópicos Ponto de Vista
Mais Recentes
Comentários
Publicidade