A prefeitura municipal de Campo do Brito realizou através da secretaria municipal da Agricultura e do Meio Ambiente a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, tendo como tema central, a questão dos resíduos sólidos. O evento aconteceu na quarta-feira, dia 22 de maio, no Salão Paroquial e contou com a presença do prefeito municipal Léo Rocha.
Em seu discurso, o prefeito Léo Rocha destacou a importância do encontro. “A conferência do meio ambiente é o fórum adequado para expor preocupações, reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do país. Este encontro acontece em um momento muito oportuno em que o município está envolvido nas discussões e na implantação efetiva do Consórcio do Agreste. O Consórcio do Agreste será a garantia de uma destinação adequada para o lixo produzido em nosso município. Com a efetivação deste projeto, teremos um árduo desafio: desenvolver políticas para a preservação de um importante cartão-postal de Campo do Brito, a Serra de São José dos Montes”, destacou o prefeito.
O secretário municipal da Agricultura e do Meio Ambiente, Marcionílio Rocha comentou que o município de Campo do Brito precisa lançar um novo olhar sobre o tema dos resíduos sólidos. “O destino do nosso lixo deve ser encarado com responsabilidade. Aderir ao Consórcio do Agreste foi o primeiro passo para buscar uma solução viável para o aterro municipal, instalado na Serra de São José”, disse o secretário.
A Conferência Municipal de Meio Ambiente discutiu os temas: produção e consumo sustentáveis; redução dos impactos ambientais; e geração de emprego e renda. O objetivo é contribuir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tendo como meta a qualificação do poder público, setor privado, sociedade civil organizada, cooperativas de catadores e cidadãos em geral.
De acordo com a organização do evento, cerca de 120 pessoas participaram da conferência, numa realização da secretaria municipal da Agricultura e do Meio Ambiente, com apoio total do prefeito Léo Rocha. O evento com contou com a participação de estudantes, professores, sociedade civil, empresários e convidados, todos com o objetivo de eleger e discutir propostas para a IV Conferência estadual de meio ambiente a ser realizada no dia 03 de setembro, em Aracaju.
Participaram da solenidade, o prefeito Léo Rocha, os vereadores: Claudiano Evaristo e Josefa Magalhães; os secretários municipais, José Marcionílio Rocha, Simone Cruz, Maria Angélica Andrade, José Ernesto Sobrinho, Ângela Carla Mendonça e Luce Cássia Nascimento; e o pároco de Campo do Brito, José Carlos Lima.