Ponto de Vista – Edição 04

Ponto de Vista | 03/05/2013 17h48 - Atualizada às 03/05/2013 17h50

Nosso Ponto de Vista

Gentileza urbana: Exercício de Cidadania

Continua depois da publicidade

‘Eu sou cidadão, tenho meus direitos!’ Mas o que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. O direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranquila. Até aí, tudo bem! E como devemos exercer a nossa cidadania?

A Cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais. Expressa a igualdade dos indivíduos perante a lei, pertencendo a uma sociedade organizada. É a qualidade do cidadão de poder exercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu país, estando sujeito a deveres que lhe são impostos. Relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, zelando para que seus direitos não sejam violados.

“Que nada! Eu quero mais é fazer a minha parte e nada de me preocupar com os outros”. De posicionamentos como este, encontramos o lixo espalhado nas ruas; carros com sons em volumes insuportáveis; motoristas e motociclistas que não respeitam o direito do pedestre (mesmo uma cidade pequena, como a nossa, isso é visto com bastante frequência); pessoas discutindo por motivos torpes; a deselegância em não cumprimentarmos as pessoas nas ruas. Mas a culpa é sempre do outro, não tem nada a ver comigo.

O poeta das ruas, o Gentileza, sempre afirmava que ‘gentileza gera gentileza’. Precisamos exercer a gentileza urbana. Pequenos gestos dentro e fora de casa podem modificar a vida das pessoas e da cidade, e a forma como nos relacionamos com o todo.

Dar um bom exemplo não custa nada e tem impactos positivos. Pequenas ações fazem o dia a dia ficar mais leve e feliz, como dizer “bom dia”, “por favor” e “obrigado”. O cidadão que dá bom exemplo é aquele que tem atitudes positivas não só no trabalho e na rua, para que as pessoas vejam, mas também dentro de casa, sem esperar nenhum elogio.

O bom exemplo de cidadão é aquele que também se preocupa com o meio ambiente: apaga as luzes ao sair de casa e ao sair do ambiente do trabalho, fecha bem as torneiras e coloca o lixo em local adequado. O bom cidadão não coloca o som do carro num volume insuportável, não fala alto em lugares públicos, cede a sua vez à pessoa idosa, respeita o direito de ir e vir do outro.

Ser gentil, ter respeito pelo meio ambiente e ter respeito pelo próximo… Isso tudo envolve ações que podem ser vistas. Mas mesmo as coisas “invisíveis” têm efeitos positivos, como estar de bom humor e receptivo às pessoas que nos cercam. Ser carinhoso com a mulher ou o marido, além de fazer bem para o casal, é uma forma de ensinar valores de gentileza aos filhos.

As crianças, aliás, só se transformarão em adultos gentis se tiverem um bom exemplo dentro de casa, se fizerem parte de uma família na qual todos se tratam bem.

Sem a capacidade de compreender a crítica, não cabe o elogio sincero!

Josival Bezerra

A Semana é de…

Descaso com um patrimônio do povo de Campo do Brito

No sábado, dia 27 de abril, o prefeito Léo Rocha foi surpreendido com as informações referentes ao estado de decomposição do telhado da prefeitura municipal. Depois de uma análise realizada por técnicos da administração, foi detectado que as peças que sustentam o telhado estão totalmente comprometidas, no que poderia ocasionar um desabamento.

Em entrevista ao radialista Zé do Sertão, da Rádio São Domingos FM, o prefeito anunciou a interdição do prédio e informou a transferência do gabinete e de algumas secretarias para outra localidade.

Diante do ocorrido, cabe-nos uma indagação: Como alguém administra um município ao longo de oito anos, e nem sequer tem a sensibilidade para proceder a manutenção da sede administrativa do poder executivo municipal?

O prédio da prefeitura tem problemas na rede elétrica, problemas nos banheiros, o espaço não dispõe de acessibilidade. Um caos. Precisamos ter a consciência que o prédio é um patrimônio do povo de Campo do Brito. E como patrimônio, deveria ser preservado. Um fato lamentável!

Notas Soltas

Espaço Carioca

Campo do Brito conta com um novo espaço para um bom papo, em torno de uma cervejinha gelada e de petiscos variados. Estamos falando do ‘Espaço Carioca’, inaugurado no dia 20 de abril, com a apresentação do Grupo de pagode ‘Negócio Sério’.

O espaço funciona de quarta a domingo. Na sexta-feira, está sendo servida a tradicional macaxeira e diversos tira-gostos; Aos domingos, a partir das 10h, tem caranguejo. Nas quartas-feiras, você pode assistir ao futebol para descontrair.

O Espaço Carioca fica localizado na Avenida José Carlos Ribeiro. Vamos prestigiar galera!

Forró da Academia

Entrando no clima junino, vem aí o I Forró da Academia M2 Fitness, no dia 07 de junho, no Espaço Ernesto Sobrinho, com o lançamento da Banda Forró na Gaia e apresentação do DJ Rafael. E o melhor galera, a festa é Open Bar. Anarriè!

Prefeito Léo Rocha cumpre promessa de Campanha

O prefeito Léo Rocha recebeu uma comissão da Associação Britense dos Universitários para anunciar o valor da contribuição mensal, que a prefeitura destinará para o custeio do transporte escolar dos estudantes universitários do município de Campo do Brito. “Fizemos duas simulações e diante dos números apresentados, anunciamos que a partir do mês de maio, a prefeitura destinará a quantia de sete mil reais para a Associação Britense dos Universitários”, afirmou Léo Rocha.

O projeto foi encaminhado à Câmara de Vereadores para análise e votação. “Temos certeza que os vereadores aprovarão este pleito, pois estamos beneficiando os jovens britenses. Com isso, estamos assumindo um compromisso de campanha. Afinal, um novo tempo se constrói com seriedade e trabalho”, exaltou o prefeito.

Aniversariantes

Desejo a você, um ano cheio de amor e de alegrias. Afinal fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.

Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, rezar mais preces e agradecer mais vezes. Feliz Aniversário!

03/05 – Vanusa Sales, estudante.

03/05 – Beatriz Barros, estudante.

04/05 – Gerilayne Almeida, estudante.

04/05 – Luan Carlos, estudante.

05/05 – Thaís Tavares, estudante.

05/05 – Alberto Albuquerque, estudante.

05/05 – Claudia Nascimento, estudante.

06/05 – Ellem Brunelle, enfermeira.

07/05 – Luana Almeida, estudante.

08/05 – Ana Fontes, estudante.

08/05 – Jhonny Almeida, estudante.

08/05 – Amanda Passos, comerciante.

08/05 – Luana Santos, estudante.

09/05 – Grazielle França, estudante.

10/05 – Karlinha Santos, estudante.

Reflexão da Semana

SONHE

Sonhe com as
estrelas, apenas sonhe,
elas só podem brilhar no céu.

Não tente deter o vento,
ele precisa correr por toda parte,
ele tem pressa de chegar, sabe-se lá aonde.

As lágrimas?
Não as seque,
elas precisam correr na minha,
na sua, em todas as faces.

O sorriso!
Esse, você deve segurar,
não o deixe ir embora, agarre-o!

Persiga um sonho,
mas, não o deixe viver sozinho.

Alimente a sua alma com amor,
cure as suas feridas com carinho.

Descubra-se todos os dias,
deixe-se levar pelas vontades,
mas, não enlouqueça por elas.

Abasteça seu coração de fé,
não a perca nunca.

Alague seu coração de esperanças,
mas, não deixe que ele se afogue nelas.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, comece novamente.
Se estiver tudo certo, continue.
Se sentir saudades, mate-as.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!

Circunda-se de rosas, ama, bebe e cala.
O mais é nada. (Fernando Pessoa, poeta português)

Espaço do Leitor

Participe de nossa coluna, envie suas críticas e sugestões. Nosso e-mail: [email protected] É Vida que Segue…

Tópicos Ponto de Vista
Mais Recentes
Comentários
Publicidade