Prefeito de Campo do Brito Léo Rocha divulga decreto que regulamenta festa em homenagem a São José

Meio Ambiente | 08/03/2013 18h24 - Atualizada às 08/03/2013 18h48

Com o objetivo de revitalizar a tradicional Festa de São José – Festa da Serra dos Montes, o prefeito Léo Rocha expediu decreto municipal delimitando a área a ser ocupada durante os festejos, conforme critérios estabelecidos em Audiência Pública, realizada no dia 15 de fevereiro, na sede do poder executivo municipal, além de determinar algumas mudanças tendo em vista a garantia efetiva da celebração religiosa.

Participaram da audiência, o prefeito Léo Rocha, o Padre José Ionilton de Oliveira, a delegada de Polícia Lauana Guedes Carvalho, os representantes da Polícia Militar e Ambiental, os secretários municipais: Josival Bezerra (Comunicação), Evairton de Andrade (Agricultura), Everton Cunha (Cultura e Eventos) e Simone dos Anjos (Gabinete), a diretora da ONG Canto Vivo, Cristiane Nogueira, o ambientalista Luiz Carlos de Oliveira (Carlinhos do PT) e o coordenador dos Vigilantes do município, Allisergio Andrade.

Continua depois da publicidade

O secretário municipal da Comunicação, Josival Bezerra destacou que durante a audiência, foram discutidos vários pontos importantes com vistas a transformar a Festa de São José, em um ponto de atração do turismo religioso do agreste de Sergipe. “Todos os pontos discutidos e acordados durante a reunião, em respeito às tradições religiosas e com o cuidado em manter preservada a Serra, uma bela área natural do município de Campo do Brito”, comentou o secretário.

Em consenso ficou determinado: fica proibido o acesso de veículos e motocicletas ao platô da Serra de São José, em virtude do aglomerado de romeiros participantes do evento. Para tanto, será disponibilizada uma área no pé da serra para o estacionamento dos veículos. Já a secretaria de Transportes disponibilizará alguns carros para transportar idosos e pessoas com limitações físicas do estacionamento até o platô da serra; fica proibida a utilização de carros de som de mala em qualquer área de realização do evento; fica terminantemente proibida a utilização de fogos de artifício na área da festa, a fim de evitar dano ambiental na região da serra; e ainda, fica terminantemente proibida a venda de bebidas alcoólicas no alto da serra.

O secretário da Comunicação comentou ainda que, o prefeito Léo Rocha conta com a colaboração de todos os britenses e visitantes, uma vez que estas medidas visam organizar e promover mais visibilidade ao evento, que tem como principal característica, a religiosidade. “A festa é um evento tradicionalmente religioso e atrai uma grande multidão de romeiros e de grupos promesseiros. Precisamos assumir uma parceria responsável em manter viva a tradição religiosa, sem esquecer o compromisso em preservar o meio ambiente”, sentenciou Josival Bezerra.

Campanha

Atendendo a sugestão do ambientalista, Luiz Carlos de Oliveira (Carlinhos do PT), o prefeito Léo Rocha solicitou à secretaria da Comunicação e à secretaria da Assistência Social que somassem esforços para organizar a Campanha “Não Solte Fogos na Serra dos Montes – Troque suas promessas de fogos de artifício pela doação de alimentos aos mais carentes!”. E nessa quinta-feira, dia 07 de março, aconteceu uma reunião, na casa paroquial, com a presença do padre José Carlos Lima, pároco da cidade, a secretária municipal da Assistência Social, Angélica Andrade, o assessor de comunicação do município, o radialista Zé do Sertão, os assessores da secretaria municipal da Comunicação Daniel Tavares e Fausto Filho, os responsáveis pelos sites da cidade: William Vinícius (Portal Galerafest) e Marques Mendonça (Central Fest).

Desse encontro, ficou acordado que a paróquia e a secretaria municipal da Assistência Social mobilizarão a população em torno da arrecadação dos alimentos. “Os alimentos deverão ser entregues na sede da igreja matriz, na Praça Boa Hora. No dia da festa, estaremos com um espaço determinado para receber os alimentos dos romeiros e pagadores de promessas”, comentou a secretária, Angélica Andrade.

A divulgação da campanha ficou sob a responsabilidade da secretaria municipal da Comunicação e dos sites de notícias do município. “Neste sábado, dia 09 de março, estaremos abrindo espaço em nosso programa, na Rádio São Domingos FM para o padre José Carlos Lima. Garantiremos espaço e tempo necessários para sensibilizar a população”, afirmou o radialista Zé do Sertão, que apresenta importante programa de rádio, nas manhãs de sábado e que atinge toda a região do agreste de Sergipe.

A secretaria municipal da Comunicação vai providenciar faixas informativas. “Dando início à campanha, o prefeito Léo Rocha, o vice-prefeito, César Lima e os secretários municipais farão uma doação conjunta de 30 cestas básicas”, anunciou o assessor técnico da secretaria, Daniel Tavares. Os alimentos arrecadados serão entregues às famílias carentes assistidas pela igreja e pela secretaria municipal da Assistência Social do município.

Clique aqui e baixe a portaria.

Com informações: SECOM / Campo do Brito

Tópicos Campo do Brito, Meio Ambiente
Mais Recentes
Comentários
Publicidade