Anuncie Topo
Supermercado
Anuncie
bbnet
wm
Studio Milena Andrade
fotto

Portal Galerafest entra na Campanha de Preservação da Serra dos Montes

Meio Ambiente | 05/03/2013 17h32

A tradicional Festa da serra em comemoração ao dia do santo São José está se aproximando e o Portal Galerafest resolveu entrar na campanha de proteção a Serra dos Montes, mais conhecida como serra de São José, que também faz parte do nosso cartão postal de belezas naturais existente no munícipio.

Continua depois da publicidade

Segundo a tradição dos nossos antepassados, que se mantem até hoje, no dia 19 de Março muitas famílias sobem a serra para agradecer ao santo com orações e penitencias pela colheita do ano que passou e pedir chuvas para a próxima plantação. Com o passar do tempo muitas pessoas também escolheram esse dia para agradecer a outros tipos de preces alcançadas, além de orações, penitencias e esculturas em madeira, vieram os fogos; esses chamam bastante atenção, deixa visível para toda população britense e visitantes que algo de diferente está acontecendo na cidade. No entanto, nos dias atuais faz-se necessário parar e refletir um pouco sobre algumas práticas ditas de “devoção”, por exemplo, soltar fogos na serra.

Sabemos que estamos numa época de estiagem e a vegetação seca é propícia para causar incêndios. Praticamente todos os anos durante o festejo na Serra dos Montes surgem focos de incêndios, na maioria das vezes causam grandes desastres ambientais e o corpo de bombeiros precisa ser acionado. Passado os festejos, ficam as consequências da queimada na serra, que levam anos para recuperar sua vegetação natural.

Se todos os anos ocorrem pontos de incêndios que se espalham pela vegetação seca, porque ainda insistimos nessa prática de queima de fogos em cima da serra? Será que não existem outros meios de agradecer por uma prece alcançada? Por que ao invés de queimarmos fogos não compramos uma cesta básica para ajudar uma família carente do nosso munícipio? Acho que este ato de caridade será muito bem visto por Deus.

Pensando nisso que o Portal Galerafest está divulgando nas redes sociais e agora no site uma campanha de conscientização e preservação de uma das nossas belezas naturais, a Serra dos montes, como também de todo o meio ambiente de nosso munícipio.

Faça parte você também dessa campanha como Padre Ionilton, membros da Igreja católica, a ONG Canto Vivo e Carlinhos do PT, entre outros que abraçaram essa causa, defendendo o meio ambiente.

Da redação por Mônica de Jesus
Tópicos Campo do Brito, Meio Ambiente
Mais Recentes
Comentários
Publicidade