Matéria gravada em Campo do Brito é transmitida no Jornal Nacional

Campo do Brito | 26/06/2011 10h49

Na edição do Jornal Nacional da TV Globo, transmitido na noite de ontem, 25, apresentou uma matéria gravada no Povoado Terra Vermelha, aqui em Campo do Brito-SE.

A reportagem é de Carla Susane da TV Sergipe, e fala sobre Leilões juninos em Sergipe:

Nesta época de festas juninas, moradores do interior de Sergipe revivem uma tradição e organizam leilões para ajudar quem passa por dificuldades.

Ô de casa! Dona Edjan vim pegar o prêmio para o leilão do São João, anuncia uma mulher.

Continua depois da publicidade

De casa em casa, todo mundo contribui. Não importa a oferta, o que conta é a intenção. Eu dou de coração porque se me pedir alguma coisa eu só não posso dar se eu não tiver, contou a agricultora Maria Auxiliadora dos Santos.

No lombo do burrinho, o balaio que tem de tudo. Comunidade unida também monta arraial. Cada um faz o que pode e o que sabe.

A gente gosta de trabalhar todo mundo junto, com animação”, disse o agricultor João Barreto Santos.

Quando é noite, já tem prêmio suficiente para ser leiloado. Quem dá as regras é o falador, uma espécie de pregoeiro da roça.

Os leilões são sempre divertidos, engraçados e ninguém sai de mãos vazias ou insatisfeito. Na verdade, essa brincadeira junina é só um pretexto dos moradores para fortalecer os laços de união da comunidade.

O dinheiro arrecadado vai para alguém que está em dificuldade. “Não tem condições, faz o leilão, faz o total de dinheiro e compra o que está precisando”, disse a dona de casa Maria Lúcia dos Santos.

É uma forma dessa gente simples agradecer aos santos juninos com grandiosidade. “O bom é que tudo acaba em festa, forró à vontade”, lembrou uma moradora.

Fonte: G1.globo.com (Jornal Nacional – Rede Globo)

Tópicos Campo do Brito, Videos
Mais Recentes
Comentários
Publicidade