Apagão atingiu todos os municípios de Sergipe

Sergipe | 21/03/2018 20h21

Um apagão deixou todo o estado de Sergipe sem energia na tarde desta quarta-feira (21). A informação foi confirmada pelas duas empresas responsáveis pelo abastecimento de energia elétrica no estado. A energia voltou a funcionar, parcialmente, em Aracaju (SE) por volta das 18h15. No interior sergipano, o serviço começou a ser restabelecido por volta das 18h50.

Segundo a Energisa, responsável pelo abastecimento na maior parte de Sergipe, a falta de energia foi provocada por uma queda no sistema interligado ao sistema nacional. Inicialmente, a Energisa havia informado que a capital sergipana e outros 62 municípios estavam sem energia elétrica.

A Sulgipe, concessionária responsável pela distribuição de energia em 12 municípios, também confirmou o apagão. Com isso, o estado inteiro enfrenta a mesma situação e ainda não é possível saber quando o serviço será normalizado.

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento, mas afirmou que as interligações de energia do Nordeste com outras regiões foram interrompidas. A Chesf está em processo de apuração das causas junto ao ONS.

Continua depois da publicidade

Em nota, o Operador Nacional do Sistema (ONS) informou que uma “perda de carga” causou o apagão. Ainda segundo o ONS, as causas do desligamento estão sendo investigadas, e as equipes trabalham para a recomposição dos sistemas. Leia a íntegra da nota do ONS:

Hoje, 21 de março, às 15h48, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento.

Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste.

Às 16h15 já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso.

As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Fonte: G1/SE

Tópicos Destaque, Sergipe
Mais Recentes
Comentários
Publicidade