Altas temperaturas já são registradas em Sergipe; verão só começa dia 21

Notícias | 05/12/2017 13h15

O verão só chega oficialmente dia 21 de dezembro, mas as altas temperaturas já chegaram em todas as regiões do estado de Sergipe. No sertão sergipano, a temperatura tem chegado a 38ºC. Para o período, também são esperadas as chuvas de verão.

De acordo com Overland Amaral, meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), há uma massa de ar quente e seco que influencia o clima e garante os dias de sol forte e calor. Além disso, a maioria dos Estados do Nordeste passa esta primeira semana de dezembro com tempo seco e sol forte, mas esta situação é comum nesta época do ano.

“É um clima típico e predominante desta época do ano, quando as temperaturas ficam mais elevadas, oscilando entre 30°C e 34°C no litoral, entre 34°C e 36°C no agreste e podendo chegar até 38°C no alto sertão. É a antecipação do verão e cada vez mais vai ficando seco no decorrer de janeiro, onde as temperaturas vão ficar elevadíssimas”, revelou Overland.

Ainda segundo o meteorologista, as chuvas também são típicas neste final de ano. “É bem provável que tenhamos chuvas, chuvas com características convectivas, que são as chamadas chuvas de verão, com trovoadas, principalmente localizadas na região sudoeste, nos municípios de Tobias Barreto, Lagarto e Simão Dias, e passando pelo agreste oeste e indo pelo alto sertão.

Continua depois da publicidade

Há instabilidade convectivas que vão transcorrer por dezembro e janeiro e trará chuvas para todas as regiões do Nordeste, causando chuvas localizadas”, disse Amaral.

Com informação do Jornal da Cidade

Tópicos Notícias
Mais Recentes
Comentários
Publicidade