Primavera começa nesta quinta com possibilidade de chuvas para região Oeste de Sergipe

Sergipe | 21/09/2016 14h02

Nesta quinta-feira, 22, às 11h21, tem início a primavera, a estação das flores, comemorada por muitos brasileiros. A tendência histórica da estação é de aspectos de transição. Em determinados momentos, pode apresentar características de inverno, com frentes frias. Em outros, tem sinais de verão, com temperaturas mais elevadas.

E a primavera já inicia com previsão de chuvas para a região Oeste do Estado já na madrugada de sexta, 23, para sábado, 24, podendo se estender até o domingo, 25, oriunda de uma frente fria que está vindo transversalmente do sudoeste da Bahia, como explica Overland Amaral, coordenador da sala de situação do Centro de Meteorologia de Sergipe, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

“Os nossos modelos de previsão estão indicando uma possibilidade de ocorrências eventuais de sistemas frontais de agora em diante, alimentando os regimes de chuvas do Sul e Oeste da Bahia de tal forma que nós já estamos prevendo a passagem de chuva no Oeste do Estado, entre os dias 23, 24 e 25 de setembro”, prevê Overland, reproduzindo o que vê nos monitores do mapa meteorológico, cuja atualização de dados acontece em tempo real.

No transcorrer da estação, entre outubro e novembro, em virtude do aumento da temperatura, poderá ocorrer sistemas convectivos, denominados de “chuvas de trovoadas”. A concentração dessas chuvas pode aumentar o volume dos reservatórios de água, como açudes e barragens, que abastecem as cidades sertanejas, atenuando os efeitos da seca, mesmo que momentaneamente.

Continua depois da publicidade

Dentro da normalidade

O meteorologista diz ainda que a expectativa, em síntese, é de uma estação dentro da normalidade. “É bom entender que a primavera em Sergipe é uma estação de estiagem, com uma característica muito própria: dias muito luminosos e isso se reflete na vegetação, que ficará mais verde, além do aparecimento das flores, a primavera é conhecida pela estação das flores. Entretanto, haverá períodos de chuvas”, pondera.

Temperaturas

Conforme Overland, as temperaturas devem predominar, no início, com máximas entre 30oC e 32oC. Já no final da primavera, em dezembro, podem atingir 34o ou mais, e as mínimas devem oscilar, aqui no litoral, entre 22oC e 24oC.

Veja as datas das estações do ano:

Primavera: 21 setembro a 20 dezembro

Verão: 21 dezembro a 20 março

Outono: 21 março a 20 junho

Inverno: 21 junho a 20 setembro

Fonte: Ascom/Semarh

Tópicos Sergipe
Mais Recentes
Comentários
Publicidade