Sergipe tem 50 casos de microcefalia confirmados

Saúde | 19/05/2016 10h18

O Informe Epidemiológico de Microcefalia do Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (18) que Sergipe tem 50 casos da doença e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.

Segundo a atualização do Ministério da Saúde, 142 casos estão sendo investigados, 39 foram descartados e 231 notificados.

De acordo com o boletim, o Brasil possui 1.384 casos confirmados da doença. Na Região Nordeste, Sergipe aparece na última colocação dos casos confirmados de microcefalia. Na última divulgação o Estado tinha 37 casos.

O Ministério da Saúde afirma que o boletim reúne as informações encaminhadas semanalmente pelas secretarias estaduais de saúde até o dia 14 de maio.

Continua depois da publicidade

A pasta ressalta que está investigando todos os casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso central, informados pelos estados, e a possível relação com o vírus Zika e outras infecções congênitas. A microcefalia pode ter como causa, diversos agentes infecciosos além do Zika, como Sífilis, Toxoplasmose, Outros Agentes Infecciosos, Rubéola, Citomegalovírus e Herpes Viral.

O Ministério da Saúde orienta as gestantes adotarem medidas que possam reduzir a presença do mosquito Aedes aegypti, com a eliminação de criadouros, e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas, usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.

*G1SE

Tópicos Saúde, Sergipe
Mais Recentes
Comentários
Publicidade