Sistema de comunicação da SSP/SE é invadido

Policial | 28/04/2016 11h50

O sistema de comunicação do Sistema Integrado de Operações em Segurança (Ciosp) foi invadido por clandestinos, que tentaram atrapalhar o diálogo entre os operadores de segurança. A intervenção na comunicação, feita através de um equipamento [módulo] clandestino, foi detectada na tarde da quarta-feira, 27, durante a ação do Ciosp para mobilizara equipes da Polícia Militar com o objetivo de combater uma tentativa de roubo que estava em andamento no município de São Cristóvão, segundo informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

A invasão ao sistema foi interceptada pelos próprios operadores de segurança do Ciosp, que ouviram uma voz do outro lado da linha fazendo outras observações, em tom de “brincadeira”, na tentativa de atrapalhar a atividade policial. Mas este episódio não interferiu nos procedimentos da polícia para combater a ação criminosa que estava em andamento em São Cristovão nem também em outros procedimentos, segundo a assessoria.

A auditoria do próprio Ciosp já está realizando perícia técnica para identificar o módulo usado clandestinamente para ter acesso ao sistema de comunicação da SSP. A partir desta perícia, a SSP vai instaurar inquérito policial para identificar o autor e o responsável pela investigação será conduzido por um delegado da Polícia Civil ainda não definido pela cúpula da segurança pública. No primeiro momento, será responsável pelo inquérito o delegado que atua na área onde o equipamento clandestino estiver instalado, conforme informações da assessoria da SSP.

A SSP informa que está fazendo investimentos na ordem de R$ 25 milhões em rádio comunicação digital, que transformará o sistema analógico em digital e passará a ser utilizada comunicação criptografada, que impedirá que outras pessoas, que não sejam os operadores de seguranças devidamente habilitados e cadastrados, tenham acesso ao sistema de comunicação do Ciosp. O novo sistema está em fase de implantação, o processo licitatório já foi concluído e alguns equipamentos já foram adquiridos na perspectiva de entrar em operação ainda no segundo semestre deste ano.

Continua depois da publicidade
Fonte: Infonet

Tópicos Policial, Sergipe
Mais Recentes
Comentários
Publicidade