Espetáculo “Aos Nossos Filhos” em única apresentação no auditório da UFS Itabaiana

Entretenimento | 27/04/2016 07h43

O espetáculo “AOS NOSSOS FILHOS” chega ao palco do Auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Itabaiana, no dia 29 de abril, às 19h, para uma única apresentação. Com texto de Laura Castro e direção de João das Neves, a peça trata de relações familiares contemporâneas, a partir de um embate entre mãe e filha, inspirado em experiências pessoais da autora. O público poderá trocar o ingresso por um quilo de alimento não perecível.

Na história, mãe e filha têm personalidades bem diferentes. A matriarca, vivida por Marta Nóbrega, é uma mulher que lutou contra a ditadura no Brasil, pegou em armas, foi exilada e morou em diversas partes do mundo. Já a filha, interpretada pela própria Laura Castro, vive um casamento prestes a completar 15 anos com outra mulher, que está grávida do primeiro filho do casal.

A peça se passa na noite em que a filha conta para a mãe que vai ter um filho através da barriga da companheira. A notícia traz à tona encontros e conflitos das duas gerações. Neste momento, o espetáculo coloca em confronto duas mulheres, mãe e filha, ambas revolucionárias – cada uma em seu tempo –, e tem como pano de fundo questões como liberdade individual e novas configurações familiares, com suas consequências, desdobramentos e afetos.

Continua depois da publicidade

O desejo de escrever sobre este tema nasceu de uma experiência pessoal da autora. Casada há 13 anos com Marta Nóbrega, as duas têm juntas três filhos: Rosa (gerada por Marta), José (gerado por Laura) e Clarissa (adotada).

“A experiência me aproximou ainda mais das questões ligadas a famílias homoafetivas no Brasil. Anteriormente a este espetáculo, participei do programa de TV Novas Famílias, dirigido por João Jardim, no qual trabalhei na pesquisa, e acabamos nos tornando personagens”, conta Laura.

O premiadíssimo João das Neves, que dirigiu o teatro de rua do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), até a sua extinção pelo golpe de 1964, e fundou o histórico grupo Opinião, reforça, em sua direção, o papel do texto como instrumento artístico de importante reflexão social. No momento em que a união estável de casais homossexuais já está aprovada e vem se tornando cada vez mais comum, “Aos Nossos Filhos” – selecionada pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura (2015/2016) – propõe uma discussão atual e extremamente oportuna.

Data: 29 de abril
Horário: 19h
Local: Auditório da Universidade Federal de Sergipe – UFS
Lotação: 540 lugares
Endereço: Av. Vereador Olimpio Grande s/n
Informações: 3432 8200
Classificação etária: 16 anos
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível.

Tópicos Entretenimento
Mais Recentes
Comentários
Publicidade