Macambira completa 61 anos de emancipação política

Notícias | 23/11/2014 11h24

A cidade de Macambira completa hoje, dia 23 de novembro, 61 anos de emancipação política. A cidade conquistou sua independência em 1953, quando teve suas terras desmembradas de Campo do Brito.

macambira-cidade003

Cidade de gente calma e acolhedora, conhecida por ter uma das mais belas cachoeiras do estado.

Parabéns a todos os macambirenses!

Continua depois da publicidade

Conheça um pouco da historia da cidade:

Bem ao pé da Serra do Cruzeiro ergueu-se a cidade de Macambira, a 74 quilômetros da capital, onde existe uma das mais belas cachoeiras do Estado. No ponto onde iniciou-se sua povoação existia uma estrada repleta de macambira, um tipo de bromeliácea que originou o nome do município. Os campos propícios à criação de gado foram responsáveis pelo desenvolvimento inicial da comunidade.

A primeira penetração naquelas terras, que se tem notícia, data do século XVII, quando houve o desbravamento da região do Centro-Oeste entre os rios Sergipe e Vaza-Barris. A área, toda ela conhecida como Itabaiana, tornou-se um dos mais prósperos centros criadores de gado da capitania, beneficiada pelos excelentes campos e rios de água doce.

Entre 1637 e 1645 os invasores holandeses aproveitavam a fartura para abastecer-se de carne. Mas o excesso de uso fez com que a pecuária do local acabasse sendo devastada. Mais tarde, a produção foi recuperada e aumentou a procura pelas terras de vaqueiros de outras regiões. A constante passagem deles por aquele local colaborou para o surgimento de várias povoações. Foi o caso de Macambira.

Segundo consta na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, até 1890 Macambira era apenas um sítio com extensas caatingas, e possuía menos de uma dezena de casas. Foi aí que surgiu uma feirinha criada por um homem conhecido por Ioiô Rodrigues. Somente em 1896 é que Macambira aparece como povoado, já possuindo uma escola.

Nesse local existia uma estrada que passava de leste a oeste com vários pés de macambira, bromeliácea muito comum nas zonas áridas do Nordeste (sendo a mais comum delas o abacaxi). Nas margens dessa estrada, por causa do grande movimento de cavaleiros e pedestres, surgiu o enorme Atoleiro, local onde hoje encontra-se o prédio da Prefeitura.

Em 23 de Novembro de 1953 aconteceu a emancipação política de MACAMBIRA, através da Lei Estadual Nº 525-A;, assinada pelo Governador do Estado de Sergipe, Arnaldo Rollemberg Garcez.

O então povoado de Macambira tornou-se independente de Campo do Brito, de cujo Município era parte integrante, e foi elevado à categoria de Cidade politicamente emancipada.

Em 1954, foi eleito o primeiro Prefeito Municipal, Cecílio Eugênio Alves e os cincos vereadores da Câmara Municipal.

Os poderes Executivo e Legislativo foram efetivamente instalados em  31 de Janeiro de 1955 com posse dos eleitos. A partir daí, Macambira passou a governar-se por leis próprias e administrar política e administrativamente os seus destinos com plena autonomia.

Da redação do Portal i9 Sergipe.

Tópicos Macambira
Mais Recentes
Comentários
Publicidade