Meio Ambiente

PM flagra extração ilegal de areia em São Domingos

Escrita em 3 de janeiro de 2013 às 16h00

A Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou na tarde desta quarta-feira, 02, uma extração ilegal de areia no Povoado Conselho, município de São Domingos.

Em fiscalização de rotina, a guarnição militar composta pelo cabo França e soldados P Silva e Fabiano flagrou os dois suspeitos, Osmar da Cunha Santos e Uélson da Cruz, de posse de algumas ferramentas e de um pequeno trator fazendo a retirada de um tipo de material conhecido como arenoso, bastante valorizado em obras de construção civil.

Vale ressaltar que a Promotoria local já havia recebido várias denúncias a respeito da extração ilegal desse material feita tanto por moradores locais quanto de outras localidades, para uso próprio e comercial. Por conta desses relatos, o 3º Batalhão de Polícia Militar (3ºBPM) foi acionado pela Promotoria de São Domingos que, por sua vez, requisitou a cooperação do PPAmb, que realizou, desde então, várias incursões, inclusive durante a madrugada, com o intuito de flagrar os responsáveis.

De acordo com os militares da PPAmb, a cada fiscalização feita no local, o que se percebia era que a retirada do arenoso estava se tornando cada vez mais recorrente, causando um dano ambiental ainda maior, já que no local estava se formando, por conta dessa extração ilegal, grandes crateras. Como não havia o flagrante, os policiais emitiam um relatório para a Promotoria local informando sobre a situação.

Com a rapidez e precisão na operação realizada pelos militares nesta quarta-feira, foi efetuado o flagrante dos indivíduos fazendo a retirada do recurso mineral. Ao serem indagados a respeito de possuírem a licença ambiental da Adema e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para a extração legal do material, ambos reconheceram que não tinham permissão.

Diante da negativa, os militares apreenderam o maquinário e as ferramentas e lavraram um Termo Circunstanciado de Ocorrência por crime ambiental previsto no Art. 55 da Lei de Crimes Ambientais, que será encaminhado posteriormente ao Fórum da Cidade de São Domingos.

Ascom PM/SE
Foto: PPAmb
Publicidade
Publicidade

Enviar para amigo





Comente com sua conta no facebook

Últimas Notícias

Publicidade
© Copyright 2010-2014 - Todos os direitos reservados. Termos de Uso e Privacidade Produzido por William Vinícius e sistema da INORDESTE